segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grupos políticos se articulam para as eleições 2012


Logo depois de terminadas as eleições nos âmbitos federais e estaduais, grupos políticos locais já se articulam para lançarem nomes à corrida pela prefeitura municipal de Sítio Novo-MA em 2012.

Segundo fontes, já são sete os candidatos dispostos a concorrerem o pleito que se aproxima.

Na lista, estão o atual prefeito de Sítio Novo Dr. Jansen (PRP) e os candidatos derrotados no pleito passado, Wander Inácio (PR) e João Piquiá (PPS).

As novidades estão nos nomes de Antonio Coelho (PR) (vereador mais bem votado da história de Sítio Novo), Marta Satiko Sekitani (PT) (esposa de Wander Inácio e atual presidente do PT em Sítio Novo), Chico Maranhão (PRB) (candidato a deputado estadual que surpreendeu com uma grande votação de 1.148 votos) e a ex- primeira Dama Socorro Ferraz (PP) (que já foi secretária de finanças no governo Sansão).

Há outros grupos que ainda não se posicionaram é o caso dos partidos PSB (do Sindicalista Bento Barros) PSDB (da ex- candidata Jaqueline Noleto), PV (do vereador Felix Leda), PC do B (do contabilista Jackson Marinho), PHS (do ex- candidato a deputado estadual Tuniquinho) e outros.

Apesar dos partidos lançarem nomes para a sucessão de Dr. Jansen, ainda não há definições de quais deles estarão consolidados para concorrer às eleições.

Porém, os nomes que estão gerando discussões na sociedade estão em torno de Wander Inácio (PR), João Piquiá (PPS), Socorro Ferraz (PP) e o atual prefeito Dr. Jansen que fazem parte de um bloco de maior peso político.

Para alguns, Wander Inácio deve ser o candidato natural da oposição, por ter consolidado a 2º colocação na eleição passada e por ter mantido a maior votação aos seus candidatos nas eleições de 2010, mesmo ausente de seu eleitorado.

Para outros, João Piquiá é quem deve ser o candidato da oposição, já que vem realizando trabalhos e investimentos no município de Sítio Novo com sua empresa. Argumentam ainda seus interlocutores, que ele é um filho da cidade e os seus candidatos nas eleições de 2010 recebeu uma boa votação.

Já na situação, há quem defenda que Dr. Jansen concorra à reeleição. Defensores dizem que ele tem bom trânsito entre os políticos estaduais, vem mantendo o pagamento dos servidores em dia e sua gestão é pautada na liberdade. Afirmam ainda que tem realizado mais trabalhos que seu antecessor Dr Sansão que deixou muitas obras inacabadas.

No entanto, outros da situação defendem que a ex- primeira Dama Socorro Ferraz é quem deve sair candidata. Afirmam que é a primeira mulher candidata em Sítio Novo e transmite simpatia no eleitorado. Defendem ainda, que ela é organizada e não deixam pessoas inabilitadas mandarem, tem determinação no que faz.

Por outro lado, os candidatos de menor expressão política, já trabalham para viabilizarem seus nomes. Antonio Coelho (PR), Chico Maranhão (PRB) e Marta Satiko Sekitani (PT).

Antonio Coelho vem ganhando espaço, primeiro por ter sido o vereador mais bem votado de Sítio Novo e vem recebendo apoios de líderes importantes como Prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo e do Prefeito de Estreito Zequinha Coelho. Há defensores que ele é humilde e sua trajetória política é pautada no social, a exemplo de Lula.

Chico Maranhão ganhou espaço político pela votação que retirou e é cotado como um bom candidato para Sítio Novo.

Marta Satiko Sekitani tem aval do vice- governador eleito Washington Luiz (PT) e do Delegado da executiva Estadual do PT (Professor Abel). Este defende que é a primeira mulher a ser candidata em Sítio Novo e goza de boa aceitação no eleitorado. Além disso, professor Abel defende que ela é uma mulher sábia, capaz de resolver os problemas de Sítio Novo.

foto: Marta Satiko Sekitane e Professor Abel

Um comentário:

Anônimo disse...

Abel, se Marta Satiko e Chico Maranhão sair candidato, eu tb sou tá! kkkkkk

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.