Quem assistiu a sessão da Câmara de Vereadores de hoje sentiu o que virá pela frente. A presença maciça dos vereadores e um auditório lotado de populares demonstrou que a nova casa terá muitos embates nos próximos dias.
Questões que envolve retiradas de gratificações de servidores, estradas, saúde, educação serão os temas de grandes discursões na casa.
No início da sessão, a pedido da vereadora Gracineide (PSD), foi feito um relato de todas as atas relembrando todos os assuntos que foram debatidos. O assunto mais polêmico deste últimos dias tem sido as novas regras de trânsitos.
Apesar do assunto ser da esfera estadual, os populares não se contenta e exige que as autoridades do município se manifestem e adote medidas que mude as ações policiais no município.
Uma senhora pediu a palavra e disse que concorda com as medidas, mas relatou uma ação policial que segundo ela foi humilhante. Ela disse que seu filho chegou a passar mal, quando um policial fez a abordagem de uma maneira grosseira e lhe aplicou uma multa. Segundo algumas conversas, já se fala em pedir ao governo do estado a transferência do comandante.
As autoridades porém, destacou que as ações não tem nada ver com governo municipal, mas garantiu que fará uma reunião para resolver o problema.
O ex-Vice Prefeito de Sítio Novo, Ruimar Raposo, chegou a sugerir que se criassem uma comissão para verificar se as ações policiais só estão ocorrendo em Sítio Novo, porém, relatou que as medidas são corretas, mas poderia ser mais moderada, pois para ele, em outros momentos isto não ocorria.
Outro ponto de destaque foi quando o Vereador Ivonildo (PP) perguntou ao senhor presidente (Canário) como estava sendo resolvida as questões de gratificações dos servidores.
Nesse instante a única resposta, foi que o governo está resolvendo, mas não esclareceu os fatos, as formas de como estão sendo resolvidas, o que mostra que os embates poderão ocorrer nas próximas sessões.
Já a educação ficou por conta do Secretário de Governo Levi Marinho à pedido do Presidente da casa (Canário). O Secretário informou e convidou a todos a participar da abertura da semana pedagógica que se inicia amanhã.
Nesse momento, a vereadora Valéria (PRP), pediu ao secretário uma conversa com o Diretor da Escola Deputado La Roque.
Ela disse que em visita a escola, o mesmo se quer teria cumprimentado a equipe de vereadores que o acompanhava e argumentou que outras pessoas mais humildes poderiam receber tratamento igual. Para ela, a atitude não condiz com o cargo. O Secretário se propôs a acompanhar a situação e disse está a disposição dos vereadores.
Já a educação ficou por conta do Secretário de Governo Levi Marinho à pedido do Presidente da casa (Canário). O Secretário informou e convidou a todos a participar da abertura da semana pedagógica que se inicia amanhã.
Nesse momento, a vereadora Valéria (PRP), pediu ao secretário uma conversa com o Diretor da Escola Deputado La Roque.
Ela disse que em visita a escola, o mesmo se quer teria cumprimentado a equipe de vereadores que o acompanhava e argumentou que outras pessoas mais humildes poderiam receber tratamento igual. Para ela, a atitude não condiz com o cargo. O Secretário se propôs a acompanhar a situação e disse está a disposição dos vereadores.
No quesito estrada, vários requerimentos de vereadores foram apreciados e votados. Todos pedindo melhorias.
O fato mais espinhoso na sessão foi quando o Vereador Max Barbosa(PC do B) cobrou que se fizesse estradas de qualidade, numa referência de que as que existia se auto destruía.
Foi nesse momento que o Vereador Menervaldo (PRP), alfinetou dizendo que a única coisa que gostaria que o atual governo fizesse era pelo menos a metade do que o ex-prefeito de Sítio Novo fez.
No mais, a sessão foi superinteressante com a presença do líder KRIKATI, Lourenço que se colocou está a disposição para ajudar no quesito saúde.
Ele disse que esteve em Brasília nos últimos dias e que teve grandes informações sobre o assunto e quer participar do Conselho de Saúde.
12 comentários:
Boa Tarde a todos! Peço encarecidamente que façam um debate de alto nível, com palavras adequadas. Este blog não publicará nenhum comentário com palavras de baixo calão. Agradece
Valeu vereador Meneval, vc esta realmente falando a verdade esse é o papel do vereador, e não massagear o EGO do prefeito, como muitos o fazem.
A população esta perguntando, por que a prefeitura e o SAAE estão comprando diretamente da loja o Piquiá? isso e favorecimento pessoal portanto é proibido por lei.
é verdade professor abel por favor se aprofunde mais sobre o caso de favorecimento do atual prefeito em comprar todos os materiais para reformas das escolas na sua propia loja
Chega até ser engraçado o pronunciamanto do vereador Menervaldo, quando diz que quer que o prefeito faça pelo menos a metade do que o EX PREFEITO fez, é muita paixão, lembre-se vereador que o atual prefeito tem muito menos de 90 dias que assumiu o município totalmente surrupiado, não sei se vc lembra ms o seu queridíssimo EX PREFEITO só começou a fz alguma coisa no município dois anos depois de ter sido eleito, ou seja, os dois primeiros anos ele ficou somente na diversão tomando umas e outras, começando a trabalhar apenas no período da capanha, ou seja um trabalho meramente eleitoreiro, e vcs aí do grupinho nunca siquer abriram a boca, pq estavam no peito, agora em tão pouco tempo já querem cobrar? poupe-nos de sua dor de cotovelo.
Eu acho Abel que Índio Lourenço deveria se colocar a disposiçao do cargo de prefeito, pois parece estar bem mais interessado do que o Piquiá. Rachadura em reboco e pintura de paredes do La Roque, custarem mais de 800 MIL REAIS é brincadeira. Uma escola que recebeu uma reforma gigante a dois anos não pode estar aos pedaços aissim. Olho aberto galera.
Olho vivo meu povo, porque este homen que esta ai como prefeito que sair da prefeitura mais do que RICO!!.MEU DEUS o que sera de sitio novo!! sem saue e uma reforma tao cara...
meu Deus nao acredito q a reforma do la roque custou 800 mil, e verdade Abel? Se for verdade o Piquia vai sair da prefeitura trilhonário, acho q nem vai ter nome para definir como vai sair, isso e q e super faturar uma obra.
A FORMÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS É UMA FORMA DA SOCIEDADE PARTICIPAR E TER VOZ NA ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO DO POVO.
CONSELHOS COMO O DE SAÚDE, FUNDEB, AÇÃO SOCIAL E MERENDA ESCOLAR, TÊM QUE TER A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGUIMENTOS DA NOSSA SOCIEDADE. NO ENTANTO TEM FUNCIONADO COMO CONSELHOS DE G A V E T A, SOMENTE PARA REFERENDAR AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS PREFEITOS, QUE GASTAM OS RECURSOS COMO ELES BEM QUEREM. ISSO TEM QUE MUDAR.
SE O INDIO LOURENÇO REINVINDICA PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DE SAÚDE, ELE TEM DIREITO, POIS REPRESENTA UM SEGMENTO DA NOSSA SOCIEDADE, QUE É A COMUNIDADE INDIGENA. É ISSO QUE AS PESSOAS BEM INTENCIONADAS DEVEM FAZER, PORQUE SE NÃO OS MAUS INTENCIONADOS FARÃO.
OS COSELHEIROS MUNICIPAIS.
Sempre defendi, nas reuniões com a Tuma do PCdo B, em algumas oportunidade fiz comentários sobre a possível formação desse conselho, e digo mais, se nosso prefeito tiver realmente intenções de fazer uma gestão voltada para o bem da sociedade. Deverá, cercar-se de pessoas que possam contribuir, importante, esse conselho não deve ser remunerado tem quer ser de forma voluntaria, sendo essas pessoas capazes de apontar falhas e soluções, quem realmente gosta de sitio novo pode sim, candidatar-se para contribuir nesse sentido. Conheço varias pessoas em sitio novo que tem esse perfil e se forem convidadas pela gestão municipal para formarem tal grupo, aceitaria no ato.
Valquiman (PC do B Sitionovo)
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.