quinta-feira, 28 de maio de 2015

Câmara aprova fim da reeleição, mas não vale para os eleitos em 2012 e 2014

Projeto precisa ser aprovado em 2º turno; Após segue para o senado; Pode ainda sofrer mudanças.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27), por 452 votos a 19 e 1 abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. O mandato, no entanto, continua sendo de quatro anos, de acordo com o texto do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Assim como todos os pontos da reforma política, esse tópico ainda precisa ser aprovado em segundo turno, antes de seguir para análise do Senado.

Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos 2012 e os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo.

Isso quer dizer que o prefeito de Sítio Novo, João Piquiá (PTB) ainda poderá disputar a reeleição no ano que vem; e que o governador Flávio Dino (PCdoB) também poderá tentar a recondução em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.