quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura implanta Programa Saúde na Escola em Sítio Novo

A Prefeitura de Sítio Novo, através das secretarias de Educação e Saúde, implantou pela primeira vez no município o PSE (Programa Saúde na Escola), lançado pelo governo federal.

O município aderiu ao PSE e iniciou nesta terça-feira (17) as atividades relacionadas a alimentação e aos malefícios das drogas, através da Semana Saúde na Escola, que faz parte do programa. As atividades da Semana vão até o dia 20, mas o programa é permanente.

Além de avaliação nutricional, estão sendo promovidas atividades educativas de alimentação e modos de vida saudável com a comunidade escolar e abordagem da temática dos riscos do uso do álcool, tabaco e outras drogas. A estimativa é que sejam atendidos mais de 2 mil alunos durante as atividades.

A primeira escola a receber a visita dos profissionais foi a Escola Santa Terezinha, localizada no bairro Vila Nova. A ação, que aconteceu na terça- feira começou às 8 horas com os alunos matutino e terminou por volta das 17:00 horas, com os alunos vespertino, atendendo a mais de 300 alunos.

Na solenidade de abertura estiveram presentes os Secretários de Educação, Professor Jean Carlos, Saúde Dr. Charles e de Comunicação Henrique Lobato.

Professor Jean, falou da importância das parcerias entre as pasta da Saúde e Educação, em que ambas não pode andar separadas, devendo está juntas promovendo o bem estar da sociedade.

Dr. Charles elogiou aos profissionais da saúde e educação por estarem dedicando aos trabalhos promovidos.

De acordo com o Secretário de Saúde, nesta primeira semana as escolas receberão a avaliação antropométrica (verificação de peso e altura). Com as informações será possível a criação de um banco de dados das escolas e um relatório de cada aluno, contendo detalhes relevantes sobre a saúde das crianças.

Durante a programação, foram realizados vários eventos, exibição de vídeo, peça teatral com os alunos, paródia rapial , informativo com a participação dos alunos, envolvendo as temáticas, bullying, crak, merla, álcool, obesidade, direito da criança e adolescentes, entre outros.

Para a diretora da escola Santa Terezinha, Professora Raelita, a ação é muito importante para a qualidade de vida dos alunos, uma vez que muitos não possuem um acompanhamento sobre a importância de uma boa alimentação para uma vida mais saudável. “A parceria entre educação e saúde com este programa é de grande valia para o bom desempenho do aluno no ambiente escolar”, argumentou.

“A visita dos profissionais de saúde trouxe mais alegria à escola e nos ensinou sobre a importância de uma alimentação para a vida toda”, disse Oséas estudante do 7º ano

PSE

O programa vai ser desenvolvido durante todo o ano e visa inserir os alunos das redes estadual e municipal de ensino em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar, bem como construir uma cultura de paz nas escolas.

“A novidade do programa é o intercâmbio das secretarias envolvendo não somente os educadores, mas uma equipe de Saúde da Família, assistentes sociais, psicólogos, e nutricionistas”, declarou Dr. Charles

De acordo com o cronograma Semana da Saúde, a Escola Santa Terezinha recebeu o PSE nesta terça-feira. Na segunda-feira será na Escola Estadual Parsondas de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.