Após uma grande luta e batalha com uma greve que pendurou em mais de 40 dias, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) resolveu paralisar a greve, após o sinal da Governadora Roseana Sarney (PMDB) garantir a aprovação do Estatuto do Magistério.
O documento foi entregue pela Governadora ao Presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) com a presença do Presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro e o Vice-Governador Washington Luiz (PT).
A apreciação do Projeto de Lei será analisado pelos deputados estaduais até o final desde mês para que seja votado e garantido as revindicações dos professores.
As principais conquistas atendidas pelo estatuto estão os pagamentos de progressões e dos benefícios atrasados em três parcelas (janeiro/2013-janeiro/2014 e janeiro/2015); promoção dos níveis médio e superior a 1.200 docentes; criação de gratificações, como 10% nos vencimentos recebidos pelos professores com cursos de 360 horas; 15% para docentes pós-graduado; 20% para professores com mestrados e 25% aos docentes com doutorado.
Além disso foi incorporado ganhos percentuais de 15% aos docentes que atuam em áreas de difícil acesso; 25% nos vencimentos aos professores com dedicação exclusiva, e 40% aqueles que trabalham em áreas com altos índices de violência.
Outro ponto muito importante foi a criação da data-base para discussões de reajustes salarias das categorias a ser definido ainda pelo sindicato.
O resultado destas negociações se deve ao reajuste do Piso Nacional do Professor repassado no início de abril ao governo do estado, que recebeu uma bolada de R$ 54.983.079.88.
A Governadora Roseana Sarney disse que a partir de agora, um calendário regular de aulas e atividades escolares, sem o transtorno das greves, que intranquilizam os pais e os alunos e lhes tiram o direito ao aprendizado serão resolvidos.
Para ela, o esforço resultará em um ensino de melhor qualidade, que colocará o estado com as melhores avaliações do Brasil.
Para o Presidente do Sindicato Júlio Pinheiro, a classe dos trabalhadores em educação do Estado está satisfeita com o encaminhamento do texto à Casa Legislativa e disse que desta forma, estão cada vez mais afastadas as possibilidades de greve dos professores no estado.
Parabéns ao Sindicato e ao Governo do Estado pelas conquistas. Os nossos professores merecem e agradecem!
2 comentários:
sabe o q eu acho engraçado é q esse povo só dão almento pra professor .... os outros como motoristas vigas e serviso gerais q morrem trabalhar e omilhado acima d tudo ñ ganha aumento nem um bonito em...............é só as outras categorias se ajuntarem e ñ pagar mas sindicato pq ñ adianta.
Bom dia caro (a) servidor (a)! É sempre bom entrar aqui e lê comentários, e estes promover ações fundamentais para o desenvolver de uma cidadania.
Tenho a satisfação de dizer que o sindicato vem trabalhando incansavelmente, mesmo nas condições que estamos, sem recurso.
Fizemos propostas, encaminhamos ao governo e estamos nos tramites legais aguardando o período da data-base para que as solicitações sejam atendidas.
Estamos trabalhando, inclusive gratuitamente para assegurar o direito de todos.
Tenho contribuído com o sindicato também, com os míseros 1,5% fundamentais para manter as despesas de uma instituição.
Despesas estas que estão acumuladas de gestões passadas e da minha gestão, mas estou negociando para que tudo seja resolvido e tenhamos gestão transparente e com a participação de todos.
As propostas feitas não foram só de professores, todas as categorias estão contempladas, e foram discutidas com os segmentos.
Talvez a ciumeira esteja pelo fato dos professores serem mais evidentes, mais presentes, estão diariamente visitando e cobrando.
Como diz o ditado, quem procura mais recebe mais e os professores é uma classe que cobra e como cobra. Os vigias e motoristas também e com certeza terão boas conquistas, pois sabem dizer onde estão sendo afetados.
Por isso, convido aos demais servidores que se acham não atendidos nas propostas, que nos visitem, cobre e faça-nos, agir. Este é o caminho. Obrigado pelo comentário!
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.