De: Abel Pereira Marinho Neto
Sindicalista e Professor da rede Estadual e Municipal
Análise
A gestão do Prefeito João Piquiá (PTB) iniciou no ano de 2013, logo após as eleições que culminou em dois pontos fundamentais: A primeira, pelo um ar de mudança de um grupo que dominava a administração pública há mais de 12 anos. A segunda pelas ingerências da saúde pública no município, onde se quer o município teve a capacidade de ter um hospital próprio para atender a população, existindo apenas um de propriedade particular que atendia à custa de proventos dos erários públicos.
Esses temas, foram o grande debate que ingressaram João Piquiá ao poder, recebendo uma votação surpreendente elevando a mais de mil votos a frente de Dr. Jansen, um gestor, que por sua natureza, apresentava aspectos de grande empreendedor, com boa articulação política e gozava da melhor avaliação de governo, mas incapaz de vencer o tormento de 12 anos de um grupo dominante.
A saída da população foi, apostar, acreditar, que a mudança poderia ser a salvação da lavoura, trazendo mais empreendedorismo, mais patrimônio e focando na natureza de que um filho de Sítio Novo poderia investir mais na localidade, gerando emprego e renda, por se tratar de um filho da terra.
No início do governo, amadorismo foi a palavra achada para designar as ações de governo que confundia público com privado e demonstrava truculência em diálogo com o principal coração da Administração Pública: O SERVIDOR PÚBLICO. A insatisfação do servidor transcorria ao lado das mudanças, como ampliação de horário de trabalho (cumprimento de lei) e retirada de gratificações, reduzindo ou mantendo os mesmo salários.
Apesar de um ano dificultoso em recurso, o governo conseguiu fechar acordos com os servidores, após pré-anuncio de greve, concedendo 100% de vale alimentação, 8% de aumento nos salários, deixando apenas retroativos de junho e julho para um segundo momento, o que acalmou os ânimos de insatisfação, porém, muito cobrança de direitos permaneceram ao longo do ano, das quais muitas foram atendidas e outras não.
Ao iniciar 2014, tudo se parecia entrar nos eixos, face a grande entrada de recursos e o cumprimento de acordos. Todavia, a falta de comunicação com servidores iniciaram mobilizações internas, provocando agilidade entre vereadores e produzindo o primeiro debate do ano, a CRIAÇÃO DA DATA BASE dos servidores.
Na base do governo, a insatisfação é de fácil percepção. Muitos não compreendem o motivo de não pagar os retroativos e o abono dos professores e os mais aliados do governo já garante que deverá romper com o governo, caso não seja resolvido a situação. Após vários debates e reuniões, o governo apresentou uma solução, de dá uma resposta dia 10 de março na primeira sessão dos vereadores após carnaval.
O não pagamento dos retroativos de junho e julho e abonos dos professores, poderá gerar a primeira crise do governo, com rompimentos e afetações nas eleições de 2014, além de grandes mobilizações pelo sindicato dos servidores. Agora é aguardar pra ver!
18 comentários:
PREFEITO RATAZANA
Quem será o prefeito da região Tocantina que segundo informações, estaria indo com muita sede ao pote e fazendo um verdadeiro raspa no dinheiro público? Segundo denuncias feitas pelos próprios diretores de escola do município, o prefeito "guloso" está embolsando o dinheiro do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola. Um programa do Governo Federal, que destina o dinheiro direto para escolas, justamente tentando desviar das mãos dos prefeitos corruptos. Uma diretora que ousou falar com o prefeito sobre a irregularidade, foi demitida.
Fonte: http://sofaloaverdade.blogspot.com.br/2014/02/prefeito-ratazana.html
PROFESSOR ABEL VENHO ATRAVÉS DESTA MENSAGEM LHE PARABENIZAR PELA MATÉRIA ESCRITA ACIMA!
OBRIGADO POR ESTÁ NA DIANTEIRA NA BUSCA DOS NOSSOS DIREITOS, TE PEÇO QUE CONTINUE ASSIM ESCREVENDO MATEIRAS IMPARCIAIS SEM PUXAR SACO DA LI NEM DAQUI!
Esse João piquinoquio esta com muita voracidade pelo dinheiro que não é dele, o que se ver no Sítio Novo e chegando caradas e mais caradas de mercadoria para a loja que ele diz ser dele mais que o mesmo não declarou isso para ajustiça eleitoral a epoca que ele foi candidato,como manda a lei.
Engraçado que ele compra de si mesmo para a prefeitura e ele mesmo presta os serviços e contrata empresas de fachada como uma que fora contratada para fazer a lipeza publica e nunca apareceu ,quando na verdade quem faz esse serviço são os funcionarios contratados e concursados nos serviços gerais,isso é um verdadeiro atentado a inteligencia da população e contra o dinheiro publico,agora a mais nova é essa, ele demite quem se recusa a repasar o dinheiro do PDDE que é de resposabilidade dos gestores das escolas ,rapaz isso só acontece no Sítio Novo mesmo, por que não tem quem chore pelo seu povo cadê os fiscais do executivo? estão egesados?
Amigo blogueiro a coisa ta e feia em sitio novo, ainda bem que tem blog,s como o seu, enquanto isso o povo ta sofrendo por que comprou gato por lebre!
O PREFEITO PODE ATÉ ESTAR FALIDO MORALMENTE E POLITICAMENTE, MAS FINANCEIRAMENTE O CARA DEVE ESTAR NADANDO DE BRAÇADA, PORQUE DINHEIRO TEM ENTRADO MUITO.......MUITO MESMO. BASTA ACESSAR O SITE DO BANCO DO BRASIL E VER A BOLADA QUE TEM ENTRADO DIAS 10 20 E 30 DE CADA MÊS.
MAIS TB ELE COMPRA TUDO DELE MESMO E TODO MUNDO SABE DISSO ISSO NÃO É SEGREDO O POVO VER FUNCIONARIOS ENTRA E SAIR DA LOJA DELE COM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PARA PINTAR ECOLA COM TINTA VENCIDA EM 2011 É MOLI, MOLI GANHAR DINHEIRO ASSIM
Prof. Abel, esplêndido! Este texto reflete muito bem a a realidade de nossa gente. Você soube tocar na essência. Parabéns!
Parabens Abel vamos la estamos com vc .Melhoras
Gostei muito, você fez um comentário na integra,muito bom.
É triste ver o servidor municipal sendo tratado de forma humilhante como está acontecendo em Sitio Novo. Vai de corte de salários e gratificações à cadeado na bôca dos tanques de combustível dos carros da Prefeitura, como se os motoristas fossem ladrões de óleo diesel. É muita humilhação.
Agora está sentado em cima de mais de UM MILHÃO E TREZENTOS MIL REAIS do FUNDEB 2013 destinados ao pagamento de abono aos professores e ele diz que não paga. Segundo se sabe, vai utilizar esse dinheiro de 2013 para pagar o 13º salário de 2014, o que é totalmente ilegal, pois esse recurso é uma complementação do exercício de 2013. 2014 tem seus recursos garantidos em orçamento.
VALEU PROFESSOR ABEL, ESTÁ NA HORA DE MOSTRAR A ESSE PREFEITO, QUE A PREFEITURA NÃO FAZ PARTE DO GRUPO JP. ATÉ AGORA ELE TEM TRATADO A PREFEITURA E TUDO QUE É PÚBLICO, COMO SE FOSSE UMA COISA PARTICULAR DELE. ASSIM NÃO DÁ.......TÁ NA HORA DE UM CHEGA PRA LÁ.
OS VEREADORES MARCELO PULUCA E JANETE, SEGUNDO SE COMENTA NA CIDADE, JÁ ESTÃO FORA DELE. MAIS DA METADE DO POVO QUE VOTOU NELE TAMBÉM. A DECEPÇÃO É GRANDE.
SERÁ QUE ESSE CARA TIRA O MANDATO OU O POVO TIRA ELE?
Eu quero ver é como vai ficar o Levi, do lado do povo ou desse prefeito que a cada dia que passa está se afundando...Será que ele tá pensando em ficar com o dinheiro do servidor? Opa!! sinal vermelho...
Interessante as coisa: Fica aqui esse comentário leiam com atenção! Tem um ditado que diz que chutar cachorro morto é moleza, vejam so! Passaram-se mais de um ano e os vereadores Valeria, Marcelo Puluca e Janete do concelho não fizeram nada, não cobraram nada, não fiscalizaram nada, não pediram as contas do município, que nunca foram jugadas na câmara municipal como manda a leia, gora só por que Piquiá estar em péssima condição politica e com mais de 85% de rejeição do povo que votou nele, ele talvez tenha deixado de atender uma coisa ou outra dos Edis Vereadores , agora eles querem mostra serviço , será por que? Ficaram calados por mais de um ano agora ficam falando nos bastidores, que vai ser assim assado ,será que essas almas querem reza.
Quem quer trabalhar para o povo faz isso desde o primeiro dia de mandato, alguns Vereadores estão se aproveitando do sindicato, que esta na verdade fazendo o papel deles para se promoverem, chutando cachorro morto que o casso de Piquiá que se acabou politicamente com o povo e com muitos de seus aliados. Senhores Vereadores vc,s deveriam tomar posição para saber o que o prefeito fez com mais de 40 milhões de reais que entrou no município! vc,s sabem o que foi feito? Pois deveriam sabe, é obrigação de vc,s ,não é favor é obrigação afinal vc,s foram eleitos para tal.
Que vergonha vereadores querendo se aproveitar da falência politica do prefeito para mostra as unhas, só que o povo não é besta e sabe o por que !
tem gente q não assiste as sessões da camara de vereadores. Valéria e Janete é que mais cobra e muitos requerimentos foram aprovados, agora o q falta mesmo é todos os vereadores cobrar, não basta ser só janete e valéria ou marcelo puluca, e os outros? Eles também deveriam fazendo o seu papel assim como o sindicato tá fazendo o seu. Cobrar o que é de direito do servidor não é se promover é obrigação!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade eles cobram mesmo vc sabe o que...
Abel, você não deveria ser professor, você deveria ser era um cronista. Magnífico, parabéns!
Essa parte que fala de Dr. Jansen é pura verdade. Ele não tinha como vencer ao lado de pessoas como Aldo Barros, Eny Bráz, João Alberto, João Batista, Ronaldo Nascimento, Amália e a turma do Sansão. Essas pessoas tô fora!!!!
Prof. Abel, respeito suas colocações e tenho certeza que o prefeito agirá de acordo com aquilo que a lei preconiza, nem mais, nem menos.
Considero desnecessário e impróprio reivindicações que não são legais e que por isso não gozam de legitimidade.
Por outra banda, lamento alguns comentários desrespeitosos e outros até com denúncias graves, uns de forma indireta e outros de maneira explícita imputando ao prefeito crimes contra a administração.
Infelizmente essas pessoas ficam no anonimato,e ficam por qual motivo? porque ladrões durante o dia usam capuz na hora do assalto?, ou agem sorrateiramente durante a madrugada, todavia causando terror na vida de algumas pessoas. Um criminoso jamais quer sua identidade revelada.
Prof. Abel, penso que seu blog já atingiu o número de visualizações necessárias para que você eleve o nível dos debates aqui, que ele se restrinja ao campo das idéias, de maneira respeitosa. Você é o dono do blog e pode exigir que quem comente se identifique, quem não quer se identificar já está dizendo entrelinhas que cometerá um crime ou mais, injúrias, calúnias, infâmias, enfim, penso que não há debate de alto nível se não houver debatedores de alto nível, e o que é um debatedor de alto nível? alguém que não ultrapasse a linha do respeito e discuta idéias e opiniões.
Vi pessoas aqui que fazem parte do governo emitindo sua opinião, inclusive a favor de sua postagem, mas o fez de maneira respeitosa e republicana.
Concluindo, torço para que o entendimento acerca do assunto levantado se faça em breve.
Melhoras no seu tratamento de saúde, almejo sua total restauração sem demora.
Antonio Filho
Boa noite a todos os internautas!
Ao amigo Antonio Filho, agradeço a sua participação e suas colocações, que só engrandecem o debate à qual este blog se propõem.
O blog já trabalha providenciando algumas mudanças, desde o designer até a forma de participação dos internautas, que terão que passar pela identificação, ou seja, deverão inserir seus e-mais para participar do debate.
Quanto a reivindicação dos servidores, não cabem a mim julgar se são impróprias ou não, se são legal ou não, as suas cobranças e pressões farão o próprio sindicato agir, e caso haja irregularidade, a própria justiça se encarregará de punir. Acredito que o diálogo será a grande solução para resolver as movimentações que se prenunciam.
Quanto a sua sugestão, a partir de hoje, o blog já estará providenciando a identificação dos internautas.
Obrigado pela participação e pela grande colaboração que teve, no auxilio de ajuda de meu estado de saúde.
Um grande abraço!
Abel
Boa noite amigos e amigas!
Para inserir seus comentários, utilize CONTA GOOGLE. A medida visa assegurar a liberdade de expressão dentro de um patamar legalmente assegurado pela Constituição Federal.
Colabore para elevar o debate, o espaço é seu.
Abel
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.