A Federação dos Trabalhadores no Ensino e no Serviço Público nos Municípios do Estado do Maranhão - FETESPUSULMA, promoveu nesta sexta-feira (18) o encontro com todos os sindicatos de base da região tocantina; Dentre eles, marcaram presença os sindicatos de Sítio Novo, Montes Altos, São João do Paraíso, Grajaú,Vila Nova dos Martírios, Carolina e outros; O advogado da Federação, Dr. Hildomar Santos marcou presença; Na pauta, discutiram a conjuntura econômica, política, registro sindical e as diretrizes educacionais para o próximo ano.
A Presidenta da Federação dos Trabalhadores no Ensino e no Serviço Público nos Municípios do Estado do Maranhão - FETESPUSULMA, Professora Eurami Reis, reuniu em sua sede, os sindicatos de base da região tocantina.
Professora Eurami, fez a abertura destacando as diretrizes educacionais para o próximo ano. Disse que é importante os sindicatos de base participarem do Conselho do Fundeb, Conselho da Merenda Escolar, Conselho da Mulher e começar a trabalhar os novos Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).
Informou que até o final de setembro, a Força Sindical estará enviando um jurista para dá encaminhamento dos Registro Sindical
Comentou que o momento econômico e político no Brasil é delicado e que devemos trabalhar para que não permita que a ditadura restabeleça suas raízes.
Disse que a crise não é localizada e vem atingindo o mundo inteiro e que neste momento, devemos dá as mãos para que os políticos vejam a gravidade e não permita que as conquistas alcançadas seja destruídas.
Professora Eurami, orientou aos sindicalistas e professores que não devam compartilhar mensagens do ódio ou imagens que ridicularize as autoridades, pois elas são reflexo do povo, e que o mesmo pode gerar ódio e insegurança.
Professora Eurami, disse ainda, que os sindicatos não pode ficar de fora das discussões políticas, já que são nas políticas que são criados as leis que protegem ou destrói conquistas, e que o ano que vem, é ano eleitoral, momento de escolha dos representantes que irão defender direitos.
O Advogado da Federação, Dr. Hildomar, fez seus pronunciamentos na mesma linha. Disse que vários prefeitos da região tem se utilizado da crise para conceder reajustes abaixo da inflação, prejudicando o trabalhador em sua renda.
Ele comentou que, apesar da crise, os cortes da educação, não se aplica ao FUNDEB (educação) e ao FUS (saúde).
"Os cortes anunciado pelo governo está nos programas, como Pronatec, Ciências Sem Fronteiras e aos projetos das instituições federais, mas não se aplica aos recursos constitucionais dos municípios (...) pode fazer seus levantamentos nos municípios e verás que o recurso tem aumentado" declarou
O Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel, informou que em seu município, o aumento do FUNDEB nestes oitos meses supera em mais de 24% comparado com o ano passado, e disse que receberam apenas 13% de reajustes.
Professor Abel informou que há uma grande expectativa de abono no início do ano que vem, e que a Proposta do Acordo Coletivo de Trabalho para 2016, está sendo preparada para apresentar aos servidores no mês de dezembro.
Ele comentou que vem recebendo denúncia de que a Prefeitura de Sítio Novo estaria realizando uma quantidade enorme de contratações via empresa de terceirização, e que na semana que vem, terá audiência na Promotoria de Montes Altos para alertar a situação.
Disse que já encaminhou ofício à Promotoria pedindo explicação sobre a empresa, mas que ainda não obteve resposta. Veja as imagens do encontro!
5 comentários:
CADÊ O DINHEIRO QUE FOI PARA EDUCAÇÃO DE SÍTIO NOVO? A TRISTE SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÍTIO NOVO É LAMENTÁVEL TATA GRANA E NADA FEITO! APENAS ATÉ O MES DE AGOSTO QUASE 11 MILHÕES DE REAIS E QUANDO SE FALA EM PAGAR BEM OS PROFESSORES NÃO TEM UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA POR PARTE DA GESTÃO ATUAL, ELE SÓ FALA EM CRISE, DO FINAL DE 2012 ATÉ A PRESENTE DATA O DINHEIRO DO FUNDEB DOBROU PRATICAMENTE E AUMENTO REAL NADA! ISSO É QUE É SABER ADMINISTRAR? ACHO QUE NÃO, PRA AONDE FOI O RESTANTE DE RECURSOS FEDERAIS DO FUNDEB? SE OS FUNCIONÁRIOS SÃO OS MESMO E O DINHEIRO DOBROU AI TEM COISA
ERRADA. COISAS DO NOVO TEMPO!
Sai pesquisa nessa segunda feira para medir a popularidade do atual prefeito, e o cenário não é bom para o mesmo, segundo a pesquisa realizada em todo o município, o prefeito estar com 81,02% de rejeição por parte do eleitorado agora como é que ele pode dizer para um blog que estar entre os treis prefeito com melhor aceitação no maranhão isso é mais uma mentira dele das muitas que ele vai dizer para o povo para tentar de perpetuar no pode João promessa o povo não que mais vc vc ja mentiu demais para o povo café as 1500 casas que vc prometeu na chave para os eleitores isso é somente uma das milhares de promessas que vc fez para o povo e por essas e outras o povo não acredita mais em vc meu NOBRE!
O que será que esse prefeito ta fazendo com tanta grana dando aumento e pagando bem os professores isso que não é, talvez ele esteja fazendo como aquele prefeita ostentação, por que não é possível o recurso dobrar de valor e os funcionários continuares recebendo uma miséria,cadé os vereadores para fiscalizar esse prefeito ou não existe vereadores ai nessa cidade?
A insatisfação dos moradores de Sítio Novo-MA, com a atual administração parece não ter limites. O Prefeito João Piquiá está mais sujo que puleiro de galinha perante os seus EX ELEITORES.
Tudo que o prefeito pregava em campanha ele está fazendo o contrário. Piquiá pregava em campanha que Sítio Novo não era lugar para "FORASTEIROS", mas não é isso que está acontecendo.
Segundo relatos feitos pelos próprios moradores, o prefeito IMPORTOU todo o seu secretariado, vindo gente de tudo quanto é lugar, deixando de prestigiar nomes da cidade.
(TEM SECRETÁRIO Q PASSA DE 30 (TRINTA) DIAS SEM APARECER NA SUA SECRETARIA)
Tem secretario ate trabalhando nos correio enão na secretaria que foi agraciado(a) será por que isso acontece ?não tem fiscalização o povo de sitio novo merece mais respeito por parte do senhor prefeito.
O pior prefeito da Historia recente de Sitio Novo.
prefeito espertalhão transforma local publico em particular, e manda seus puxa sacos cobrarem absurdos para a população de sitio novo ter acesso ao local publico, mais segundo informações o ministério publico ja mandou uma força tarefa para fiscalizar tal absurdo e o mesmo mais ter que prestar conta a justiça "segura peão"
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.