sábado, 4 de janeiro de 2014

SINSERPSINO retomará atividades nesta segunda-feira


O Sindicato dos Servidores e Servidoras do Serviço Público Municipal de Sítio Novo-MA (SINSERPSINO), retomará suas atividades nesta segunda-feira (06).

Após recesso de 15 dias, o sindicato voltará com muitas atividades a serem realizadas, dentre elas, a Proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores.

Segundo o Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel, muitos problemas ocorridos no ano passado, se deve a falta de uma política criteriosa pelos gestores que ainda não se preocuparam em criar um Plano de Carreiras dos servidores, assegurando a eles, direitos de forma clara e objetiva.

Ele disse que se nada for tomado providência, futuramente a Prefeitura de Sítio Novo se tornará inviável, face as inúmeras ações jurídicas que poderão ser ingressadas para requerer direitos violados.

O casa mais recente trata-se do 13º salário, que não incorporaram os adicionais fixo como por exemplo, o adicional noturno, vale-alimentação, quinquênio, incentivo de sala e outros, que são verbas consideradas remuneração.

Outra caso se trata da insalubridade, periculosidade que dependendo do risco que o servidor se encontra submetido, poderá ter direito e cobrar judicialmente, já que a administração não se coloca a resolver o problema. 

Ele citou como exemplo, os garis que trabalham pegando chorume de lixo, com alto grau de contaminação, além dos enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde que trabalham diretamente com agentes contagioso.

Professor Abel, destacou ainda, a necessidade de reajustar os salário dos servidores, sempre no mês de janeiro, tendo em vista que o governo federal já faz este reajuste no salário mínimo e no salário dos professores (Piso Nacional), que serve de base de cálculo para todas as categorias.

A questão do abono, ele esclareceu que há necessidade dos servidores aguardar um pouco, tendo em vista que há uma complementação de 300 mil reais a ser creditado até 6 de janeiro e outra de 400 mil em fevereiro que servirá de empenho para efetivação dos resto a pagar do exercício 2013 e somente após este período o governo poderá pagar o abono, pois saberá a sobra que irá ocorrer.

Ele explicou que no ano passado, houve uma redução de 2/3 do FUNDEB, que posteriormente foi creditado em fevereiro e abril, e garantiu as notas de empenho do governo anterior.

Quanto ao retroativo de junho e julho, ele disse que aguarda o cumprimento do governo, que assegurou pagar junto com o abono dos professores. 

Professor Abel, relatou que o governo deve ficar atento com contratações desnecessárias, pois isto pode aumentar a dívida da prefeitura, quando estes forem cobrar seus direitos, como fgts e outros. "Contratações só deve ocorrer em casos excepcionais e devem pagar os direitos corretamente, caso contrário a dívida ainda será maior para a prefeitura e isso prejudicará os nossos servidores efetivo" alertou

"Se há necessidade de profissionais, o governo deve fazer um levantamento e realizar concurso público, dando oportunidades a todos e diminuindo eventuais dívida, pois um servidor contratado sai mais caro que um concursado" garantiu

Professor Abel, disse que o sindicato é um instrumento de luta dos servidores e que muito tem a contribuir com o governo, pois com suas lutas, ajuda o governo a se organizar, tornando a administração cada vez mais eficiente a sociedade. 

Além dos direitos dos servidores, professor Abel falou das atividades interna do sindicato para o ano de 2014.

Disse que dia 17 de janeiro, será a primeira reunião com o Conselho Fiscal para apreciação das contas do exercício de 2013. 

Será criado as Assembleias Ordinária, a ser realizada no primeiro trimestre e no ultimo trimestre do ano, onde todos servidores devem agendarem para se fazerem presentes nas reuniões.

Outro novidade é que o Conselho Fiscal se reunirá uma vez por mês, e terá livro de atas e registro para as assinaturas.

Além disso será assinada a Carteira da funcionária Zuleide Barroso, que terá livro de ponto para assinatura. 

Professor Abel destacou ainda, a iniciativa da Diretoria para realização de rifas beneficente à construção da sede e posteriormente doações de um dia de serviço com exclusividade à construção.

Disse ainda, que conversará com a Diretoria para realizar uma única comemoração este ano, que será no dia 28 de outubro, data que se comemora o dia do Servidor Público Municipal.

Falou do registro sindical, que está sendo tramitado e garantiu que até o final de fevereiro terá o protocolo em mão.

O Presidente do SINSERPSINO, disse ainda que o ano de 2013, foi um ano positivo aos servidores pois com muita luta, foi assegurado o reajuste de 8% e o aumento de 100% do vale alimentação.

ASCOM/SINSERPSINO

14 comentários:

Anônimo disse...

SE O SINDICATO FICAR AGUARDANDO SOBRA DE DINHEIRO PARA O ABONO DOS PROFESSORES, NUNCA VAI RECEBER, POIS DINHEIRO NA MÃO PIQUIÁ NUNCA SOBRA E SE SOBRA VAI PARA JP CONSTRUÇÕES. FIQUEM ATENTOS.

Anônimo disse...

pensei que tinha esquecido da gente viu sr. Abel. Parabéns!!

Anônimo disse...

Professor e o 1/3 de ferias dos professores que foi reduzido a 1/6, como fica?

Abel disse...

Trabalharemos de forma responsável respeitando os ditames da lei. Qualquer servidor que tiver seu direito violado, deve trazer o contracheque ao sindicato, para tomada de providência. O sindicato não pode agir e nem vai agir por boatos, precisamos de provas, e a prova do servidor é seu contracheque. Segunda-feira estamos a disposição!

Anônimo disse...

espero q o senhor presidente faça o mas rapido possivel a insalobridade pois trabalhamos diariamente sem proteção necessaria e sem valorização do nosso trabalho ...acho q isso é o minimo q podemos lhe pedir nesse momento , caso ñ faça nada ate o dia 20 de janeiro tirarei meu nome o sindicato pq ñ estar ajudando quem mas precisa.......
Aguardo novidades em breve obrigado.

Abel disse...

A insalubridade é um direito do servidor assegurado em LEI, inclusive consta em nosso Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos de Sítio Novo. Em seu artigo. 70 diz:

Os funcionários que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contanto permanente com substâncias tóxicas ou com risco de vida faz jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. Diz ainda que este direita cessa, quando o servidor deixa as condições de riscos que deram causa a sua concessão.

Todavia, a concessão de insalubridade ou periculosidade serão observadas as situações específicas na legislação municipal, que devem está em consonância com a LEGISLAÇÃO FEDERAL.

Pra ter direito a insalubridade, o servidor devem obrigatoriamente passar por perícia médica, que confirme a ocorrência de insalubridade ou periculosidade na prestação de serviços.

O SINDICATO está fazendo sua parte. Já comunicou aos servidores a necessidade da perícia para identificar o grau de risco e os percentuais a serem inseridos nos vencimentos, inclusive estamos solicitando aos servidores a assinarem a solicitação no Sindicato. Já temos 15 inscritos.

Estivemos no Ministério do Trabalho e solicitamos um perito, que estava agendado para o início de dezembro, no entanto, o Perito Técnico, teve que ir a Brasília, adiando a vinda para dia 15 de janeiro de 2014. Não havendo mudança, tudo ocorrerá nesta data e aqueles servidores que assinaram a lista e deixaram o telefone serão comunicados para comparecerem ao SINDICATO.

Informo que nesta terça-feira (13) estou indo a Imperatriz para confirmar a solicitação, se houver alguma mudança comunicaremos por aqui.

Aproveito a oportunidade para dizer que o sindicato tem trabalhado incansavelmente para conquistar direitos. Direitos estes, que não foram conseguidos só na minha gestão, mas na gestão anterior que conseguiu os ajustes anuais dos servidores, a definição dos regimes jurídicos que devem ser obedecidos e outros adicionais, como vale-alimentação, incentivo de sala e outros.

Na minha gestão, já tivemos alguns avanços, conseguirmos numa negociação, 8% de reajuste salarial e aumento de 100% do vale-alimentação e estamos lutando para regularizar, o 13º salário integral, as insalubridades, periculosidades, Plano de Carreira, recuperação das perdas salariais dos administrativos, cobertura de 100% de redução de carga horária dos Professores, conforme a LEI DO PISO, eliminação total de excesso de alunos em sala de aula e principalmente pela criação dos ajustes salarial ser iniciado sempre no mês de janeiro de cada ano, a exemplo do que já acontece com o salário mínimo e o salário do professor.

Muito agradecido pela sua participação e espero ter esclarecido suas colocações anônimo.



Anônimo disse...

Esse anônimo que disse que quer tirar o nome dele do sindicato, talvez está com saudades daqueles tempos que não tinha direito a nada. É bom que ele faça isso mesmo, quem sabe assim ele aprende quem de fato defende seus interesses.

Anônimo disse...

esse grande puxa saco do prefeito que fica fingindo ser filiado do sindicato, é um dos que torce para ver o sindicato acabar. O prefeito lhe aplaude pelas suas declarações, ele quer mesmo é que todos tirem seu nome do sindicato, mais isto não vai acontecer, pq nós não somos bestas

Anônimo disse...

O povo continua sem saber se os funcionários da cerâmica do JP estão recebendo pelo Municipio. O rumor e a suspeita existem, como não temos vereador comprometido com a causa pública, é bom o SINDICATO averiguar, pois isso reduz o dinheiro do servidor público. Quem sabe se esses cortes no dinheiro do servidor não é para garantir o pagamento dos funcionários da Cerâmica?

Anônimo disse...

Quando eu vejo presidene de classes falar em ditames e blá blã blã...
Eu fico desconfiado e perco a fé, por que ate gente de dentro do sindicato diz,que essa alma que ta na direção que reza.E fica a pergunta, por que o piquinoquio não respeita os ditames tb? Ele não paga decimo terceiro como manda os ditames, nem o retroativo como manda os ditames , mais usa os ditames para dar 100% de aumento para os puxa sacos, enquanto isso quem trabalha só leva fumo .
Presidente, "ditames" a gente tem que mostra serviço nós não vivemos em uma ditadura de ditames e sim na democracia da lei ,para cumprir, não ficar esperando cair das nuves corra atraz e mostre aque vc veio falou...

O povo tem o direito de sabe. disse...

Sítio Novo acordou!
O Povo que saber para onde foi o dinheiro publico no ano de 2013!
Ouve uma pesquisa no mês de Dezembro de 2013 no interior do município e na sede do município de Sítio Novo, que consta os seguintes dados. Apenas um ano após assumir o mandato, o prefeito João Pequiá, já é rejeitado por cerca de 85,9% da população Sítio-novense.
Motivos: O gestor vem comprando tudo fora do município, ou quase tudo exceto o que ele compra na loja JP e cerâmica JP. Os cargos ocupados em sua maioria por forasteiros. O que foi feito com mais de (40 milhões) de reais que entrou nos cofres públicos durante apenas um ano de mandato? E nada foi feito, além de uma pintura de colégio com tinta vencida, e comprada na sua própria loja, e algumas quebras molas inclusive um na decida da sua residência, um local inadequado para esse tipo de procedimento, além de tudo o prefeito é mal assessorado, e o mesmo pensa que a prefeitura é uma extensão de seus negócios particulares, além disso, ainda consta no Diário Oficial do Estado a contratação de varias empresas, que nunca prestaram qualquer tipo de serviço no município, a exemplo uma empresa que fora contratada para fazer o serviço de limpeza pública, quando na verdade quem faz esse serviço são os funcionários dos serviços gerais do município, sendo um desrespeito para com o povo e o dinheiro público. O povo acordou, um pouco tarde mais despertou.
*Fica a pergunta da população, para onde foi o dinheiro publico que entrou no município durante o ano de 2013?
Com a palavra os vereadores... Gracineide, Janete do Conselho, Max Barbosa, Menervaldo, Canário, Valéria, Marcelo Puluca, Ivonildo, Zé Pereira, Zeimar, Maria Alice.
O que os Senhores vereadores tem a dizer para o povo?

Abel disse...

Caro anônimo, obrigado pelo seu comentário. Sei que gostaria que as coisas funcionassem rapidamente, na medida que quisermos, mas não é bem assim. Temos que respeitar as regras da democracia que culmina com os ditames das LEIS. Ambas desrespeitadas só nos prejudicaria, fragilizando qualquer conquistas que lutamos. Peço que tenha paciência, pois as coisas estão bem engrenadas e os resultados serão alcançados. Aquilo que não conseguirmos negociando com o governo, buscaremos os meios legais que assegurem a garantia de direitos dos servidores.

Quanto a questão do 13º salário, não tenha dúvida, vamos buscar eles integralmente, inclusive dos últimos cinco anos que nunca foi pago aos servidores. Nossa equipe jurídica está a serviço, vá ao sindicato e leve seus contracheques para já trabalhar seu caso.

Quanto ao retroativo, a uma disposição do governo pagar, mas somente quando entrar a complementação de janeiro e fevereiro, que são complementações destinadas as notas de empenho do ano anterior, como está esclarecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não confunda as coisas, vamos trabalhar com seriedade e conquistar nossos direitos. Caso o governo não cumpra, saberemos agir, mas de forma legal. De todo modo, muito obrigado pelo sua crítica, ela nos servirá como estímulo.

Anônimo disse...

SITIO NOVO NÃO TEM VEREADOR, PELO MENOS PARA DEFENDER OS INTERESSES DA POPULAÇÃO. VEREADOR AQUI SÓ SERVE PARA SE VENDER, COMO FIZERAM GRACINEIDE E JANETE.

O pova aguarda os vereadores falar o gato comeu a língua ou foi uma "ONÇA" disse...

O povo tem o direito de sabe. disse...
Sítio Novo acordou!
O Povo que saber para onde foi o dinheiro publico no ano de 2013!
Ouve uma pesquisa no mês de Dezembro de 2013 no interior do município e na sede do município de Sítio Novo, que consta os seguintes dados. Apenas um ano após assumir o mandato, o prefeito João Pequiá, já é rejeitado por cerca de 85,9% da população Sítio-novense.
Motivos: O gestor vem comprando tudo fora do município, ou quase tudo exceto o que ele compra na loja JP e cerâmica JP. Os cargos ocupados em sua maioria por forasteiros. O que foi feito com mais de (40 milhões) de reais que entrou nos cofres públicos durante apenas um ano de mandato? E nada foi feito, além de uma pintura de colégio com tinta vencida, e comprada na sua própria loja, e algumas quebras molas inclusive um na decida da sua residência, um local inadequado para esse tipo de procedimento, além de tudo o prefeito é mal assessorado, e o mesmo pensa que a prefeitura é uma extensão de seus negócios particulares, além disso, ainda consta no Diário Oficial do Estado a contratação de varias empresas, que nunca prestaram qualquer tipo de serviço no município, a exemplo uma empresa que fora contratada para fazer o serviço de limpeza pública, quando na verdade quem faz esse serviço são os funcionários dos serviços gerais do município, sendo um desrespeito para com o povo e o dinheiro público. O povo acordou, um pouco tarde mais despertou.
*Fica a pergunta da população, para onde foi o dinheiro publico que entrou no município durante o ano de 2013?
Com a palavra os vereadores... Gracineide, Janete do Conselho, Max Barbosa, Menervaldo, Canário, Valéria, Marcelo Puluca, Ivonildo, Zé Pereira, Zeimar, Maria Alice.
O que os Senhores vereadores tem a dizer para o povo?

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.