quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Justificativa da obra Orla do Açude do Exú gera mais uma polêmica em Sítio Novo

A obra da Orla do Açude do Exu que tem gerado uma das grandes polêmicas nos últimos dias em Sítio Novo, após a Prefeitura de Sítio Novo invadir área particular e iniciar obra sem licenciamento ambiental e teve embargos pela justiça, agora gera outra polêmica;  Trata-se da justificativa da obra, que segundo consta no Ministério do Turismo, o Açude é um ambiente de lazer, com média de público de 3.580 pessoas por semana, com áreas de pescados e belas praias com areias branca, além de água rica em ferro; Analistas vêem a obra como uma maquiagem para atrair recursos e favorecer o Prefeito João Piquiá que tem uma obra as margens do Açude do Exú, o que tem gerado mais polêmica; O Açude tem suas águas poluídas com esgotos sendo jogados as margens, o inverso do apresentado. Veja na íntegra a justificativa da obra!



Breve Histórico: O município de Sítio Novo conta uma população de 17.002 habitantes, a cidade se estende pela Rodovia Estadual MA-280 e MA-275, situando-se na região Tocantina e além de pertencer a Reserva do Gurupi. 

Hoje, pelo seu desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Sítio Novo ocupa também a posição de referência de centro econômico, político, cultural e populacional do Estado e um dos principais da região que reuni o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará. 

A cidade possui excelente localização, pois está ligada as principais potencialidades do estado, a produção de soja em Balsas, a extração de madeira na fronteira com o Pará, a siderurgia em Açailândia e a agricultura no resto do Estado, com destaque para a produção de arroz, além das futuras potencialidades como a produção de energia e celulose com a implantação da hidroelétrica de Estreito e da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz. Aspectos Turísticos: Atualmente, Sítio Novo consolida-se como destino para o turismo de negócios, eventos, lazer e ecoturismo. 

Sendo também a principal porta de entrada e o ponto de apoio para um dos Pólos turísticos estaduais classificado como “Chapada das mesas”. Nesse contexto, o turismo de negócios e eventos é um dos segmentos que mais cresce dentro da cadeia turística, tornando-se umas das alternativas de desenvolvimento econômico e social para as cidades. 

A organização de eventos possui efeito multiplicador, na medida em que envolve diferentes setores da economia. Neste sentido, os setores como hotelaria, alimentos e bebidas, transportes, dentre outros, são beneficiados com a expansão desse segmento de mercado, o que reflete no comércio local e faz a economia se movimentar. 

Podemos destacar como eventos turísticos o Enduro RACHA TABOCA que já está na sua 16º edição e que conta com a participação de pessoas ou participantes dos Estado do Pará, Tocantins e Piauí, além do crescimento do publico que a cada ano vem crescendo, comparticipação de mais de 2 mil pessoas por eventos; Outros atrativos turísticos está nas festividades como Carnaval (2º Sítio Folia) e São João (Arraia Sítio da Gente) esse eventos já fazem parte do calendário estadual onde atraem mais de 15 mil pessoas todos os anos conforme dados da defesa civil. 

Sítio Novo é referência na região no que se refere à realização de eventos de médio e grande porte, sejam eles científicos, culturais, empresarias ou de lazer. 

Nesse contexto, ganha destaque o projeto verão promovido pela Prefeitura Municipal, evento que reúne centenas de pessoas para o turismo ecológico na reserva e aldeias indígenas, além dos banhos no Açude Sítio Novo, sendo uma das principais opções de lazer da comunidade no período de veraneio, além de um importante atrativo para os visitantes. 

Desta forma, o Açude Sítio Novo além de ser uma fonte de pescados para a população, e uma das principais opções de lazer, suas belas praias (areias branca) e água escura (rico em ferro) tornam o local referência para a região. Segundo dados da defesa civil a média de público que frequentam o Açude é de 3.580 por final de semana no período de veraneio, mas esse número vem caindo devido a infraestrutura precária nessa localidade. 

Objeto: A implantação do objeto pleiteado para Urbanização da Avenida Principal do Açude Sitio Novo no município de Sítio Novo - Ma, com coordenada geográfica UTM x 311514.93 e y 9350525.22, visa prover o município de infraestrutura adequada para expansão da atividade turística e melhoria dos produtos e serviços ofertados, conforme o Plano Nacional do Turismo 2007/2010. 

A execução da obra solucionará problemas no âmbito do turismo, tais como: Erosões; trafegabilidade e acessibilidade a pontos turísticos como a orla do Açude localizado próximo ao centro urbano do município, e de atração de novos investimentos para o setor turístico. 

A Implantação da Urbanização é de interesse turístico para o município, tendo em vista que os resultados esperados com a Execução de Passeios, Pavimentação, Drenagem e Sinalização Turística da Via do Açude, compreende dotar o município desta importante infraestrutura turística, melhorando a qualidade de vida da população, além de disponibilizar ao turista um maior conforto e segurança. 

È importante ressaltar que a presente proposta possui uma Emenda Parlamentar de autoria do Senador da República João Alberto Souza com emenda de nº 23240007

3 comentários:

JOÃO ALFREDO disse...

GERALMENTE OS MENTIROSOS TÊM RECEIO DE ESCREVER SUAS MENTIRAS. NÃO É O CASO DO PREFEITO JOÃO PIQUIÁ, QUE COM TODA A SUA CARA DE PAU, APRESENTA AO MINISTÉRIO DAS CIDADES UMA JUSTIFICATIVA TOTALMENTE ABSURDA E DESPIDA DE QUALQUER FUNDAMENTO VERDADEIRO, APENAS PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS. TÍPICO DELE...

Lucio Rorigues dos Santos disse...

Quanta cara de pu desse prefeito que vergonha para um município tem um prefeito que trabalha somente visando lucro pessoal agora todos sabem a verdadeira intenção do prefeito esse mal administrador,seu unico objetivo é vender muito para a prefeitura vai tijolos cimento e tudo que é material e construção"simples assim,ta explicado" esta ai o crime contra administração publica e favorecimento pessoa, alem disso o nepotismo generalizado de funcionários parentes nos cargos e com gordos salario.Prefeito lembre-se a prefeitura não é seu negocio particular,acho que ele não sabe disso!

Faisal Samur disse...

A mentira só prevalece, até o tempo em que a verdade não chega. Mas no tempo em que a verdade aparece, ela vem entre fogo e furacões, trazendo justiça debaixo de suas asas, destruindo cobras e escorpiões, arrancando a coroa do enganador, mandando brasas e fogo no seu trono de imundície, e retomando o território da sua honra...

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.