Buscando motivar os professores da rede Municipal de Ensino e qualificá-los a cada dia, a Prefeitura de Sítio Novo, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 31 de julho a formação continuada do IV Encontro de Educação.
A abertura do encontro aconteceu as 19:00 horas, desta quinta-feira (31), com a presença do renomado escritor, conferencista e professor Hamilton Werneck, que vem viajando o mundo construindo e trocando experiência sobre educação.
Várias autoridades estavam presentes, dentre elas, o Prefeito Municipal de Sítio Novo, João Piquiá (PTB), Vice-Prefeito, Antônio Coelho, Secretário Adjunto de Educação, Professor Ribamar, Secretário de Articulação Política, Levi Marinho, vereadores, sindicalistas e autoridade eclesiásticas.
O tema trabalhado foi "Ética do Saber Pedagógico e Escola Empreendedora" proferindo responsabilidades e compromisso pela educação, tanto a professores como gestores.
O princípio adotado por Werneck é que o outro é um sujeito de direitos e que sua vida deve ser digna e plena de liberdade, pautada na ética com convivência humana, não apenas pautadas no que já se tem no que já se realizou e no que se é, mas também por tudo aquilo que se pode vir a ter, a realizar e a ser alicerçado nos deveres e direitos de cada um.
Durante suas falas, ele abordou inúmeros exemplos do que é ética do saber pedagógico, e indagou "chegar atrasado ao trabalho é ética ou é moral?" atender um aluno com dificuldades fora de seu horário de trabalho é ético ou moral?" indagações como esta levaram muitos espectadores ao erro, demonstrando dificuldades de entender as diferenças entre ética e moral.
Para Hamilton Werneck, a moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem desobedece, uma pessoa imoral
Já a ética, ele partiu do princípio da filosofia, e afirmou que a ética estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. Pare ele, a reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigente, entendendo-as como ultrapassadas
Hamilton Werneck foi muito brilhante nas exposições dos temas abordado. Numa linguagem dinâmica e descontraída, levou a platéia aos risos e apresentou inúmeras situações que reflete o dia-a-dia do trabalho dos professores, diretores escolares e dos próprios administradores públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.