sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escritores Sítionovense são homenageados pela prefeitura de Sítio Novo

Os escritores sítionovense, José Raimundo Rodrigues Amorim e Arnaldo Monteiro dos Santos, foram homenageados nesta sexta-feira, 16, às 19:30h, na Câmara de Vereadores de Sítio Novo-MA, com um evento organizado pela Prefeitura de Sítio Novo em homenagem aos 50 anos da cidade.

O evento contou com várias lideranças políticas e personalidades da sociedade sítionovense que vieram prestigiar o lançamento do livro “Sítio Novo: uma história em construção” de José Raimundo Amorim.

O livro retrata um manancial de informações da cidade de Sítio Novo que são: A colonização, a fundação, a vida na vila, emancipação, símbolos, perfil municipal, localização geográfica, aspectos físicos, hidrografia, transportes, organização sindical, organização política do município, organização administrativa do município, o poder executiva, o poder legislativo, memórias do termo judiciário de Sítio Novo, educação, os povoados, medicina e saúde, literatura, musica, arte e cultura popular e religião.

O recinto da Câmara estava lotado e a disputa pelo autografo do escritor era grande, por se tratar da primeira obra que traz a história de Sítio Novo em vários aspectos.

Na homenagem, a gestão municipal de Sítio Novo demonstrou o reconhecimento dos escritores que levam o nome da cidade além das fronteiras, além de dá incentivo as artes culturais do município.

- Homenagem ao Prof. Arnaldo Monteiro dos Santos

Nasceu na vila de Sítio Novo do Grajaú (MA). Licenciado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Lingua Inglesa e respectivas literaturas. É poeta, cronista e contista; professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro da Academia Imperatrizense de Letras, cadeira 23, que tem como patrono Alfredo de Assis Castro; Obras publicadas: A vida e seus percalços (Ética Editora, 2000);Textos do meu mundo (poesias, crônicas e contos - Ética, 2002); Vida tercendo textos (Ética, 2007).

- Homenagem ao Prof. José Raimundo Rodrigues Amorim

Nasceu em 26 de fevereiro de 1944 no lugar São Salvador, distrito da Vila de Sítio Novo, filho de Euzébia Amorim Miranda e do lavrador João Rodrigues de Miranda. Iniciou o aprendizado da leitura com a professora Antoninha Bacuri, na fazenda São Salvador, e aprendeu ler na fazenda Salobo, com a professora prmária Antônia Viana Barros (Tunica Viana). Em 1954, foi estudar em Amarante (MA), morando com a tia Chica (Francisca Amorim dos Santos), casada com o escrivão Lino Sá e Sousa, onde ficou até 1960, indo para Grajaú prestar Exame de Admissão no Ginásio Gomes de Sousa, dirigido pelo Frei Benjamim, tendo concluído o curso ginasial em 1964.

Em Grajaú morou com a família de dona Iva Noleto e Averson Carvalho, num tempo que se tomava banho nas bicas do Olho d’água da Trezidela, havendo para as mulheres a Bica da dona Leontina e a Bica Fria, e para os homens a chamda Bica dos Homens.

Fez o curso Científico no Colégio Brasil, do Doutor Amadeu Arrais, em Fortaleza (CE), e entrou nos cursos de pedagogia e Direito da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, mas não concluiu nenhum. Em 1982, voltou para Sítio Novo e em 1985 foi nomeado diretor do Colégio Dep. La Rocque, tendo sido exonerado em 1986 por ter liderado e apoiado uma greve de professoras que reclamava falta de pagamento dos seus salários. Foi coordenador do CMS – Conselho Municipal de Saúde.

Em 1988, foi eleito vereador pelo PDC (Partido Democrata Cristão) liderado pelo candidato Geracy Milhomem de Carvalho na eleição para prefeito.

Professor nas disciplinas Português, Literatura, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Direito e Legislação, no Colégio Imaculada Conceição.

Em 1994, foi nomeado Diretor da U.I. Parsondas de Carvalho, função que exerceu até agosto de 1997, quando pediu exoneração e foi trabalhar em Grajaú.

Em 2000, voltou para Sítio Novo a convite do médico Sansão para coordenar sua campanha à eleição de prefeito. Vitoriosos, assume a Secretaria de Cultura e Turismo.

Estão de parabéns pelo trabalho. Parabéns professor José Raimundo e Arnaldo Monteiro! Sítio Novo se engrandece por vocês!

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse escritor ai, quando aqui chegou, se dizia idealista, opositor das injustiças realizadas pelos Prefeitos,e tudo mais, com o passar dos tempos... e depois que se juntou com o tirano do Sansão pronto, nunca mais levantou a voz, é um com os outros safado do mesmos jeito, decpção geral. Ele quer é Mamar nas teta da cabritinha também.

Anônimo disse...

É o recinto da camâra estava lotado só faltou mesmo o vivr-governador.

Anônimo disse...

Oi, pessoal que visita o blog do Professor Abel, tenham todos um Próspero 2012,mais fiquem de olho na Próspera, esse é um convite para todos, vamos defender o que é nosso geenteee!

eu disse...

eita oposiçaosinha besta. tão fazendo o maior comercial do prefeito. mostrando todas as obras que o prefeito ta fazendo.

Anônimo disse...

Que feio senhor eu, essa forma de você fazer as suas colocações,política não é isso. Entendo que a Prospera não seja uma obra mais sim uma empresa que esta levando muito dinheiro do velho Sitio.

Anônimo disse...

o governo de Dr. Jansen é o melhor governo e é por isso que estão conquistando as pessoas. Parabéns a João Alfredo e Professor Abel, vcs sim estão comprometidos com sítio novo.

Anônimo disse...

É pelo menos o abel deixou de estragar papel chamex (faz parte do contrato)com o seu ponto de vista, ou melhor, com seu interesse. Agora só falta sanar o disperdicio com grafica do INFORMATIVO MUNICIPAL.

Anônimo disse...

Esse negoço de papael chamex ai, quem teve ter achado bom foi o vereador levi, pois era ele quem doava as resmas de papel pru abel fazer as notas esculhanbando o prefeito. É abel vc ta certo, ou tá errado, o importante é ter um trocado a mais no bolsoe uma esperança em ser eleito. coitado, um periquito, querendo ser papagaio. muit ze guela.

mary disse...

o discurso da oposição tá mais fraco do que caldo de peteca!

Anônimo disse...

Nossa como o Anonimo estar informado,Quanta mentira o Professor Abel não precisava de doações de papel, mais tenho certeza que se fosse o caso o vereador patrocinava sim, não a escondido como o anonimo faz escondendo a sua identidade, porque ele não tem nada a temer. E se for o caso ele poderia ate patrocinar sim. Afinal seria por uma boa causa.que seria informar os desenformado.Não votei no vereador mais na próxima vou ser seu cabo eleitoral e trabalhar muito pela a sua eleição ele merece.

Unknown disse...

e uma quende livro falando de 50 anos de sitio novo

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.