sábado, 13 de outubro de 2012

Eleições 2012: PT no Maranhão cresce e conquista municípios estratégicos


O Partido dos Trabalhadores no Maranhão cresceu e sai fortalecido das eleições municipais de 2012. Para o Presidente do PT no estado, Raimundo Monteiro apesar de todos os desgastes a que o PT foi submetido com a questão do midiático Mensalão, o partido cresceu em relação às eleições de 2008, quando elegeu somente 9 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 93 vereadores.

“Toda eleição é sempre a mesma coisa, a direita dizendo que o PT morreu. Quando as urnas se abrem, vemos que o PT está mais vivo que nunca. Esta tendência de crescimento do partido aqui no estado se verifica desde 2010, quando elegemos 3 deputados estaduais, 1 deputado federal e o vice-governador do estado. O PT sai mais forte do que entrou das disputas municipais. Aumentamos consideravelmente nossa representação nas câmaras municipais de vereadores. Agora, é focar em boas gestões e nos bons mandatos que transformem a vida dos municípios”.

No último dia 07, primeiro turno das eleições, milhares de eleitores maranhenses foram às urnas eleger 8 prefeitos e 2 prefeitas, 11 vice-prefeitos e 136 vereadores e vereadoras do PT.

Para ele, o partido mostrou grande capacidade de diálogo com a população, apresentando propostas de mudanças concretas, um novo modo de governar os municípios em parceria com os governos estadual e federal.

“Conquistamos prefeituras estratégicas no Maranhão. O companheiro Capitão Otsuka, eleito com 59, 57% dos votos, vai governar Grajaú, que é um dos importantes pólos econômicos do estado. O companheiro Araken, eleito com 62, 15% dos votos vai governar a histórica cidade de Alcântara. São cidades de grande importância para o estado pela capacidade econômica e produtiva.”

A partir de 1° de janeiro, o PT também vai governar a cidade de Urbano Santos, no baixo Parnaíba, com a companheira Iracema Vale. Vai governar também Lago do Junco com Osmar, no médio mearim. Estas são cidades que vinham frequentando os noticiários com frequentes denúncias de corrupção e desmandos políticos. A chegada do PT a estas prefeituras representa a municipalização das politicas públicas que o governo Lula e o governo da Presidenta Dilma tem implementado no Brasil.

Partido reelegeu os prefeitos de Belágua e Lagoa Grande

O PT reelegeu Adalberto com 42, 19% dos votos válidos para um novo mandato em Belágua, um reconhecimento ao trabalho realizado. Com 53, 01% dos votos válidos, reelegemos Dr. Jorge, para continuar mudando Lagoa Grande do Maranhão.

O dirigente ressalta ainda o desempenho do partido nas cidades de Campestre do Maranhão, com a eleição de Valmir, em Fortuna com Arlindo, em Peri-Mirim, na baixada maranhense com João Felipe e em São Raimundo do Doca Bezerra, com Arlene, no médio mearim.

Monteiro ressalta ainda que o modelo de gestão petista, bem sucedido no Brasil e reconhecido internacionalmente, tido como referência pela ONU será municipalizado nestes municípios em que o PT vai governar. “Nossos governos deverão combinar ações com o foco da gestão na cidadania, crescimento participação popular e inclusão social.”, conclui.

O PT cresceu nas Câmaras Municipais

O PT sai das urnas com 136 vereadores e vereadoras nas grandes, médias e pequenas cidades do estado. Cabe destacar que em São Luís, o partido retorna à câmara com Honorato, eleito com 3.664 votos. Elegemos vereadores também em Pedreiras, Imperatriz, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Dom Pedro, Presidente Dutra e São Mateus dentre outras. O destaque especial foi em Paulo Ramos onde o PT elegeu 4 vereadores.

Sobre o segundo turno em São Luís

Aqui em São Luís, a candidatura do companheiro Washington cumpriu o importante papel de representar e fortalecer o debate da necessária parceria dos governos municipal, estadual e federal para modernizar a cidade e implementar políticas públicas. O PT ganhou evidencia, protagonizou o processo eleitoral ao reunir uma ampla aliança de partidos da base federal e estadual. Neste segundo turno, o PT não se sente representado por nenhuma das candidaturas postas, optando não por não apoiar ninguém.

FONTE: Ascom/PT-MA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.