O Presidente do Sindicato dos Servidores e Servidoras do Serviço Público Municipal de Sítio Novo-MA (SINSERPSINO), Professor Abel, participou hoje pela manhã do II Seminário Regional da Força Sindical realizado no Hotel Schalon na cidade de Imperatriz-MA.
Estavam presentes o Presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira; o Vice-Presidente da Força Sindical no Maranhão Gilvan Bezerra; a Presidente da Federação dos Trabalhadores no Ensino e no Serviço Público nos Municípios do Estado do Maranhão - FETESPUSULMA Eurami Reis; o Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais do Estado de São Paulo (Fesspmesp) Ayres Ribeiro; a integrante da Força Sindical em São Paulo Cristina Santos e os mais de 20 sindicalista da região tocatina.
Vários temas foram abordados duranta o seminário, dentre eles a liberação das cartas sindicais junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pagamento de abono salarial, Lei da redução de carga horária dos professores e a nova estruturação sindical nacional.
O Primeiro a falar foi o Presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira que destacou a importância do movimento sindical nas negociações salariais, enfatizando que o seminário visava esclarecer dúvidas sobre registro sindical e as novas normas que estão previstas a serem votadas pelo congresso.
Em seguida falou o Vice-Presidente da Força Sindical no Estado, Gilvan Bezzera, que informou que a Força Sindical está agindo nos municípios e já fecharam acordos com redução de carga horária de 13 horas semanais.
Ele disse que é uma Lei nacional e que os gestores devem se adequar, porém relatou que há casos que devem ser negociados inclusive com a participação do Ministério Público.
Gilvan destacou ainda, que este ano de 2013 o governo federal vem recompensando os municípios com complementações de ajuste do piso salarial e que este recurso devem ser pagos em forma de abono, haja visto que os municípios não contavam com esta complementação.
O terceiro a falar foi o Presidente da Fesspmesp, Ayres Ribeiro que esclareceu as liberações de cartas sindicais junto ao MTE e as novas propostas de estruturação sindicais proposta pelo governo.
Ele disse que a Força Sindical já dispões de uma estrutura Jurídica e informatizada capaz de agilizar os processos em até 30 dias, caso já tenha dado entrada.
Aos sindicatos que ainda não deram entrada, ele disse que deve se regularizar perante a Cartório, Receita Federal e adquirir o Selo Digital e somente após ratificar estatuto com publicação em Diário Oficial da União, o que demora mais de 60 dias.
Ayres Ribeiro comentou ainda do Projeto de Lei do Senador Romero Jucá (PMDB) Roraima, que pretende segundo ele fechar os sindicatos.
De forma resumida ele disse que o projeto prevê redução do movimento, quando estipula que pelo menos 50% dos servidores públicos continuem trabalhando em caso de greve do funcionalismo. Na área de segurança pública, as polícias Civil e Federal, deverão ter pelo menos 80% do efetivo em serviço.
No caso de serviços considerados essenciais, como os de assistência médico-hospitalar, abastecimento de água, captação e tratamento de lixo, distribuição de energia, transporte coletivo e os serviços de telecomunicações, 60% dos servidores terão que trabalhar durante a greve. O texto de Romero Jucá proíbe a greve de integrantes das Forças Armadas, de policiais militares e de bombeiros.
Ele disse que a proposta está em andamento, mas que os sindicalistas já estão reapresentando proposta para negociar e disse que "da forma como está seria fechar os sindicatos". argumentou
Outro ponto polêmico foi o debate da fusão de sindicatos, quanto houver mais de um na localidade. Segundo Ayres a ideia é manter o primeiro sindicato existente, não permitindo mais de um.
Finalizando o encontro, a Presidente da FETESPUSULMA, Professora Eurami Reis, condenou a ideia de fusão de sindicatos e argumentou os casos de sindicatos "pelegos" que segundo ela, no maranhão são cheios.
Ela disse que as Centrais Sindicais devem lutar para não permitir esta atitude, uma vez que sindicato pelego enfraquece os movimentos, com grande número de desfiliações.
8 comentários:
JORNAL - CORREIO SITIONOVENSE
Sítio Novo-MA, 17 de janeiro/ 2008.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA JULGA IMCOMPETENTE DECISÃO SOBRE PARQUE DE VAQUEJADA
Em 11/12/07, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) publicou no Diário Oficial do Poder Judiciário, a incompetência da decisão preliminar da Justiça de Montes Altos, que deu ganho de causa do Parque de Vaquejada à Prefeitura de Sítio Novo.
Nos autos, João Alfredo do Nascimento [acusado de invasor das terras do Parque de Vaquejada] pede nulidade da decisão, argumentando que a Justiça de Montes Altos não é órgão competente para determinar desocupação, tendo em visto que a sentença pende de recurso e somente o TJMA poderia proferir sobre a decisão tomada, por ser o órgão competente.
João Alfredo argumenta ainda na sentença, “que não é, nem jamais fora, invasor de terras, posto que a sentença final da Ação de Manutenção de Posse nº. 163/2001 reconhece que sempre foi possuidor de terras sem contenda, sendo inconteste seu desinteresse em invadir e destruir o imóvel onde reside e sobre o qual lhe foi garantido o direito possessório”.
O Tribunal de Justiça aceitou as alegações impetradas por João Alfredo Nascimento e determinou a suspensão imediata da decisão até que o julgamento final de mérito seja realizado.
O Tribunal pede ainda que seja comunicado ao Juiz de Montes Altos a decisão e o mesmo preste esclarecimento que achar necessário no prazo de dez dias.
As informações podem ser acompanhadas no sítio do TJ-MA no endereço www.tj.ma.gov.br em Diário Oficial.
CORREIO SITIONOVENSE
PT REALIZA CONSULTA E CREDENCIA CANDIDATOS
Sítio Novo-MA, 16 de fevereiro/ 2008.
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou no domingo (10/02/08) a primeira consulta entre os filiados do partido e já credenciam candidatos ao cargo eletivo deste ano. Dos 90 filiados credenciados do partido, 45 participaram da consulta e elevaram o Professor Abel (PT) a obter a melhor pontuação entre os candidatos, seguido de João Alfredo (PMDB) Wander Inácio (PR), e João Piquiá (PPS). A consulta foi incluída os nove representantes dos partidos [PT, PMDB, PSDB, PR, PDT, PSB, PPS e PC do B] que desejam participar do processo eleitoral. Veja resultado na tabela abaixo: DOS CANDIDATOS DE OPOSIÇÃO ABAIXO, QUAL DELES VOCÊ VOTARIA PARA SER O CANDIDATO A PREFEITO?
Candidatos e partidos Numero de votos Porcentagem. (%)
PROFESSOR ABEL (PT) 14 31,11
JOÃO ALFREDO (PMDB) 07 15,55
WANDER INÁCIO (PR) 06 13,33
JOÃO PIQUIÁ (PPS) 05 11,11
JAQUELINE NOLETO (PSDB) 02 4,44
BENTO BARROS (PSB) 02 4,44
VEREADOR LEVI (PR) 02 4,44
PROFESSOR RONALDO (PC do B) 02 4,44
DINIZ RAPOSO (PDT) 0 0
NÃO OPINARAM 02 4,44
NULO 02 4,44
BRANCO 01 2,26
TOTAL 45 100 Na consulta foi incluído ainda a pergunta, em qual dos representantes partidários o filiado petista não votaria de jeito nenhum. Veja resultado da tabela: QUAL DELES VOCÊ NÃO VOTARIA?
Candidatos e partidos Numero de votos Porcentagem. (%)
DINIZ RAPOSO (PDT) 11 24,44
JOÃO ALFREDO (PMDB) 10 22,22
JOÃO PIQUIÁ (PPS) 03 6,66
BENTO BARROS (PSB) 02 4,44
Nossa essa pesquisa é do baú.. risos... Mas é bom lembrar que é uma pesquisa dentro dos filiados do PT na época e não da população geral. Muito coisa mudou não achas?
É PROIBIDO MORRER: PREFEITO COBRA R$ 500 POR CADA ENTERRO EM SEU MUNICÍPIO
Segundo denúncias de parentes dos mortos, um prefeito da região tocantina estaria cobrando da família do defunto, R$ 500 reais por cada enterro que está sendo realizado no município que é administrado por este desastrado. É consenso geral entre os moradores, de que trata de uma das piores administração da história, deixando a cidade em um verdadeiro estado de "sítio".
Postado por SÓ FALO A VERDADE às 11:45
PROF. SOBRE ESSA SUA PESQUISA SO VEJO DOIS NOMES E O DO RONALDO NASCIMENTO E BENTO BARROS, MAS EM PRIMEIRO ESTA DR. JANSEN OK ESSA E MINHA OPINIAO
Só vejo ai o Ronaldo Nascimento, esse cara é muito ético e compreende as pessoas. Merece ser nosso prefeito
LEGAL AMIGO ANONIMO TAMBEM CORCORDO CM VC RONALDO NASCIMENTO E UM CARO LEGAL MAS O BENTO BARROS TAMBEM SERIA UM BOM PREFEITO OK MAS ISSO QUEM DECIDIRA E O POVO ESPERO QUE NOSSO POVO ESCOLHA O MELHOR PRA NAO QUEBRA A CARA MAS UMA VEZ VALEU
"ESSE É DE LASCAR: PREFEITO DA REGIÃO JÁ PREVÊ A SUA PRISÃO"
ESSE PREFEITO SO PODE SER DE SITIO NOVO-MA ETA PREFEITO INDIOTA, FOI ELE QUE VI FALA QUE FALOU EM UMA REUNIAO NUM POVOADO DO MUNICIPIO RRRR
Fonte: http://www.blogger.com/comment.g?blogID=8000856527067001465&postID=5357217983232023885
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.