A prática de constrangimentos e ações truculentas de gestor escolar da rede estadual de ensino contra trabalhadores da educação, em seus espaços de trabalho, como aconteceu na Unidade Integrada José Giorceli Costa, pode estar com dias contados para acabar.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) está avaliando a minuta do decreto de regulamentação dos artigos 60 e 61, da Lei 9.860, do Estatuto do Educador, que assegura a eleição direta para diretor de escola.
A eleição direta na gestão escolar das unidades da rede estadual de educação, prevista para 2014, é uma das grandes conquistas dos trabalhadores asseguradas no Estatuto do Educador, lei aprovada em 2013, como resultado de uma grande luta da categoria, liderada peloSINPROESEMMA.
Recentemente, professores e funcionários da UI Giorceli Costa, no bairro Madre Deus, em São Luís, foram vítimas de constrangimento e do autoritarismo da diretora da escola, Maria Zélia Duarte, que tentou intimidar os trabalhadores em uma reunião com os diretores doSINPROESEMMA, Alexandre Magno e Militana Martins, quando tratavam da paralisação de advertência e do ato público realizados no dia 19 de novembro, contra cortes no orçamento da educação.
“De forma constrangedora e autoritária, a diretora entrou na reunião dizendo que ninguém da escola iria participar da atividade do dia 19, pois não permitiria e ainda desafiava qualquer pessoa que se opusesse às suas ordens. Uma atitude absurda, que agride a liberdade sindical e a moral dos trabalhadores, que são servidores da instituição e não empregados da diretora. Mas, essa situação vai mudar com a eleição direta e democrática para gestor de escola”, ressalta o professor Alexandre, que após a definição do decreto de regulamentação, faz questão de levar cópias do documento para os trabalhadores da unidade.
O presidente do SINPROESEMMA, Julio Pinheiro, reprova esse comportamento dos gestores que se sentem donos das escolas. “Eles ocupam uma função importante dentro da escola, que deve ser de harmonizar o ambiente escolar e ajudar a construir a escola pública de qualidade, com democracia e participação e não com atitudes autoritárias e agressivas. Isso precisa mudar, por isso demos um grande passo quando conquistamos no Estatuto a garantia da eleição direta para diretor”, destaca.
MINUTA
De acordo com a minuta, elaborada pelo governo do Estado, com base no conteúdo assegurado no Estatuto do Educador, o processo eleitoral acontecerá em duas etapas: a primeira de inscrição e a segunda da eleição, que deverá ser sempre em maio. O gestor passa a ser eleito, com mandato de três anos, pela comunidade escolar – professores (efetivos e contratados), funcionários, alunos acima de 12 anos, pais ou mães de alunos, sendo um voto de cada família.
Texto: Cláudia Leal/jornalista (assessora da presidência do SINPROESEMMA)
FONTE: SINPROESEMMA
3 comentários:
ESSE ASSUNTO É IMPORTANTE. MAS EU QUERO MESMO SABER É O QUE O PREFEITO JP VAI FAZER COM TANTO DINHEIRO. SOMENTE AGORA DIA 10 RECEBEU R$ 1.377.000,00. O EQUIVALENTE A UM MÊS INTEIRO DE RECURSOS. MÊS DE NOVEMBRO RECEBEU MAIS DE R$ 2.300.000,00 E AINDA FALTAM AS PARCELAS DO DIA 20 E 30 DESTE MÊS.
ACORDEM FUNCIONÁRIOS.........ACORDEM VEREADORES, NÃO PARA PEGAREM UMA BARGANHA, MAS SIM PARA FISCALIZAREM A APLICAÇÃO DESSES RECURSOS.
O difícil é prestar contas de tanto dinheiro sem fazer nada. Vai justificar com que? Inventando e superfaturando obras, inventando compras sem a entrega do material e talvez até inventando folha de pagamento, como Sansão fazia.
O problema disso tudo é que depois vem a dor de barriga, pois já se sabe que o Ministério Público vai investigar todas as licitações de 2013 e um Vereador vai entrar com mandado de segurança judicial, para que os relatórios financeiros de 2013 vá para a Câmara. Aí todo mundo vai ver o que foi feito de tanto dinheiro.
esses vereadores nao fazem e nada, esperar que eles tomem alguma providencia e perca de tempo, eles tem q fiscalizar o dinheiro publico e nada fazem. vamos vereadores facam o seu papel de vereadores, o problema e que esse povo se candidata pensando somente em si propio, so lembra do povo quando e para pedir voto.
Postar um comentário
Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.