quarta-feira, 16 de abril de 2014

Eleições 2014: a aliança tucano-comunista no MA e a disputa nacional PT x PSBD


Nada de surpreendente o “beijo na boca” de Flávio Dino em Aécio Neves para selar a aliança do PCdoB/PSDB no Maranhão. Toda a blogosfera local já havia cantado a bola.

Do ponto de vista pragmático o comunista está certo, já que há tempos deixou o pudor político-eleitoral de lado e enveredou para o vale tudo eleitoral. Basta ver alguns dos atores com quem Dino anda à tiracolo pelo estado – como costuma dizer o um dileto amigo do Rede Sustentabilidade: “Flávio está aliado de estuprador a grileiro”.

Não existe essa de espanto ou escandalização em relação à aliança tucano-comunista no Maranhão. Isso é do jogo político.

Contudo, como diria o Arnaldo César Coelho, “a regra é clara”: para toda ação há uma reação.

Claro que a presença do PSDB no palanque de Flávio Dino, provavelmente ocupando a vaga de vice-governador, fará com que a direção do PT jogue peso na candidatura da aliança do partido com o PMDB no estado. 

Se antes havia uma certa “prudência” da direção nacional do PT em relação à disputa para o governo do Maranhão, até por respeito ao candidato comunista, agora a coisa muda de figura. Flávio Dino será visto como um adversário do projeto de reeleição da presidente Dilma, objeto estratégico número um do Partido dos Trabalhadores.

É muito provável que tanto o Lula quanto a própria Dilma venham fazer campanha no Maranhão no palanque onde estiver o PT, coisa que não acontece nas campanhas para presidente desde 1998!

Para justificar a aliança com o PSDB, os comunistas dizem que sempre apoiaram o PT e agora são rejeitados pelo petismo. Meia verdade!

Na realidade, a relação do PT com o PCdoB sempre foi conflituosa no Maranhão.

Somente no plano nacional há uma boa proximidade política entre petistas e comunistas, mas ainda assim no tocante à relação partidária, pois nos movimentos sociais, sobretudo no estudantil e no sindical, o pau quebra entre os dois partidos – basta ver que o PCdoB abandonou a CUT e fundou sua própria Central Sindical, a CTB.

Enfim, o fato é que o PCdoB de Flávio Dino acaba de trazer a disputa nacional do PT contra o PSDB para o Maranhão.

O mesmo PSDB que neste momento persegue a presidenta Dilma com a história da CPI da Petrobrás. O mesmo PSDB que tripudia contra os dirigentes José Dirceu, José Genoíno, João Paulo e Delúbio Soares.

A eleição no Maranhão está nacionalizada. Que bom!

E antes de finalizar uma constatação: nem o habilidoso Roberto Rocha no auge da sua força enquanto tucano conseguiu colocar o PSDB no mesmo barco do PCdoB.

Coube ao comunista Flávio Dino essa proeza.

7 comentários:

Antonio Filho disse...

Creia amigo Abel, a presidenta Dilma é uma das vítimas do poderoso chefão do Maranhão, o bigodudo de arame.
A estrada política a ser percorrida no Maranhão infelizmente, inevitavelmente era essa.
Desde Lula, os governos do nosso PT tem sido refém de Don Vito Sarney Corleone.
Fatalmente, o Maranhão foi o quanto Lula pagou ao Sarney para que este o ajudasse no processo de desenvolvimento do Brasil de 2003 á 2013. Foi caro, para nós, o resto do Brasil só tem a comemorar.
Eu tenho toda crença de que Flávio sendo eleito, será o momento da ruptura de Lula, Dilma e PT com essa família que nos colocou na pior condição possível no Brasil durante esses quase 50 anos.
Eu espero que Flávio não se comporte como o pobre velhinho Jack, em quem votei, mas que faça diferente, voe para Brasília e se apresente como aliado de primeira hora para pelo menos tentarmos sair do nível 0 em que nos encontramos.
Já sabemos que as "políticas públicas" empregadas pela família Sarney e seus asseclas não funcionaram até agora, quanto mais com o Edinho 30.

Abel disse...

Caro amigo Antonio Filho, a política nacional tem chegado ao nosso estado via governo do PT, em especial ao governo da Presidente Dilma que colocou em seu projeto maior a erradicação da pobreza extrema, com vários programas sociais que hoje eleva o nosso estado a uma situação mais digna. Esses resultados irão aparecer nos próximos dados do IBGE. A credito que o clã sarney aprendeu muito com o jeito de governar petista, é tanto que no último levantamento feito pelo IBGE o maranhão foi o estado que mais cresceu com o seu produto interno bruto (PIB) com 10,3% , quatro vezes mais que a média nacional (2,7%). O resultado são os grandes investimentos instalados no estado via o governo do clã sarney em conjunto com o governo federal, elevando as atividades industrial, agropecuária e de serviços. Vejo com preocupação a chegada de poder do amigo Flavio Dino, com pessoas inexperientes no ramo e com muita fome de poder, isso poderá atrasar nosso estado pois mais 40 anos... Então eu tenho o seguinte pensamento, com essa turma que está acompanhando Flávio Dino (com exceção de alguns), é melhor deixar do jeito que tá, como diz o nosso tiririca, pior do que tá não fica!

Saúde do Sítio disse...

Interessante ver o Antônio Filho -articulador político em Sítio Novo - expressando sua vontade de ver o Flávio Dino - cria do Sarney - no poder e ao mesmo tempo ver o prefeito João Pequiá apoiando a família Sarney, pena que não vota aqui, caso contrário também estaria acompanhando o prefeito.

Unknown disse...

Eu, ao contrário estou ansiosa pela mudança, acho que pode ficar pior sim.

Antonio Filho disse...

Caro Abel, sabemos que o crescimento do PIB do Maranhão não tem valor algum para os milhões de miseráveis que moram aqui rssrrs.
Sabemos que o nosso estado é rico, que tem muitas riquezas, mas temos POUCAS FAMÍLIA RICAS, disputamos com alagoas quando o assunto é desigualdade social, aí é que está o problema.
A concentração de renda no Maranhão é algo vergonhoso, o dado que ora você nos passa (eu já tinha conhecimento) só nos fazer ficar ainda mais indignados.
No Maranhão temos mangue, deserto, caatinga, floresta amazônica, regiões serranas, cerrado e litoral.
Temos o 2º maior rio brasileiro, além de muitos outros, nossa fauna e flora é riquíssima, temos uma das maiores reservas de gesso do mundo, enfim, Deus nos abençoou demais.
Infelizmente tem nos faltado gestões sérias, comprometidas com o interesse público e coletivo.
Curiosamente e inegavelmente, desde 1964 (golpe militar), os destinos do Maranhão passou pelas mãos de José Sarney, realmente eu penso que podemos mais.
Concordo com você Abel, sobre uns "cabras" que acompanham o Flávio, mas pergunto, qual governo não tem personas non grata? O Marcio Jerry é um pilantra, assim com o Weverton Rocha e muitos outros, mas quem terá a caneta na mão, sempre será o governador, não vê o Lula! ter que engolir Sarney e companhia, alguns usineiros das Alagoas, Fernando Collor! cest la vie mon ami. rsrsrs

Quanto ao/a Sr./Srª SAUDE DO SITIO, apesar de não ter muito respeito a quem não se identifica, devo dizer que você pode ter se acostumado com os antecessores do atual prefeito e com a maneira ditatorial que ele impunha os seus candidatos, eu não.
Outra, a/o senhora/senhor, está mal informado, Flávio Dino nunca foi cria do Sarney, diferentemente desta família, ele escolheu deste cedo o caminho da meritocracia e do concurso público.
E mais, apesar de meu avô ter chegado, antes que essa fosse emancipada (1950) e de minha mãe ter estudado e ter sido registrada em Sitio Novo, realmente, não voto em Sítio Novo, mas lembre-se, essas eleições são NACIONAIS e ESTADUAIS, portanto o meu voto vale do mesmo modo.
Os candidatos do prefeito que trouxerem benefícios para a cidade, este terão o meu voto e o meu apoio.

Abel disse...

Caro amigo Antonio Filho, a distribuição de renda para os maranhenses já começam a ser sentida e como disse anteriormente, será contabilizada nos próximos levantamentos do IBGE. Com os investimentos que estão sendo realizados, o Maranhão teve um aumento de 3.25% de carteiras assinadas no ano de 2013, comparando com o ano de 2012, enquanto que a média nacional foi de 2,82% de acordo com os últimos levantamentos do Ministério do Trabalho. Concordo quando diz que as riquezas do PIB do Maranhão não tem alcançado milhares de maranhense, no entanto, esse debate deve ser mais aprofundado, pois reflete diretamente nas políticas públicas, que perpassam não só pelo governo do estado, mas diretamente pelos municípios. A maioria dos prefeitos do maranhão tem uma mente fértil de achar que prefeitura é o caminho certo para se enriquecer e esquecem das políticas sociais de geração de emprego. Poucos são os prefeitos empreendedores no Maranhão, seja oposição ou governo. No momento, vejo no amigo Flávio Dino um homem obcecado pelo poder e arrodeado de cacique regionais oligárquicos que pretende criar uma nova oligarquia. Ainda não vi um debate concreto do que pretende fazer para melhorar o Maranhão. Só se fala em Sarney e Anti-Sarney, uma política focada exclusivamente sobre uma família, família esta que teve sua contribuição com o Maranhão, colocando o estado nos trilhos do desenvolvimento com sua infra-estrutura erguida. Quero um debate sério para o Maranhão,não sobre uma família, como está acontecendo....Se for assim, é melhor ficar como está, não achas?

Antonio Filho disse...

Caro companheiro Abel Pereira Marinho Neto rsrsrs, naquele dia eu ainda não tinha como certo a aliança, agora confirmada, do PC do B com o PSDB (jamais imaginei que ocorresse).
Deste modo, o Flávio perde o meu voto, meu apoio e fatalmente, a minha admiração, logo eu não tenho condições de sentar em ano de eleição, na mesma mesa, com alguém que defenda o PSDB, partido que jamais teve ou terá o meu voto. Decepção total.
Então mudarei de rota, não irei pelo caminho que eu quero, mas irei pelo caminho que Lula (a quem pessoalmente e politicamente eu devo muito) e que Dilma quer e precisa. Contra a minha vontade pessoal, mas olhando para o coletivo, portanto, para o Brasil, estaremos com Edinho rsrsrsr.

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.