quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eleições 2014: as chances de Edinho Lobão

Sen. Edson Lobão Filho: pode surpreender na eleição

Desde o último domingo (6) não se fala em outro assunto no meio político e na imprensa em geral que não o da escolha do senador Edison Lobão Filho, o Edinho Lobão, como candidato a governador do Maranhão no lugar de Luis Fernando, que desistiu da candidatura em meio a muito “disse-me-disse” no grupo Sarney.

No que começou como algo surpreendentemente negativo, já começa a ser visto por muitos observadores políticos como um projeto eleitoral para lá de viável.

O nome Edinho Lobão sempre foi associado à baladas, helicópteros, carrões, estripulias masculinas, esquemas empresarias, entre outras coisas que fizeram a imagem do senador em exercício ser sempre associada à coisas negativas do ponto de vista político.

Ocorre que o Senado Federal parece ter feito bem para a cabeça de Edinho, que hoje apresenta-se como um político bem mais maduro.

Para entender o porquê do surgimento da candidatura de “Lobinho”, é preciso entender também que tal projeto não surgiria tão somente a partir de um “golpe de mestre” de algum gênio da política.

Presidenta Dilma e o ministro Lobão: relação pessoal e política.

Edinho Lobão é filho de um dos principais ministros da presidenta Dilma. Custa-se acreditar que seu nome como provável candidato do PMDB ao governo do Maranhão tenha surgido sem qualquer conversa com a chefe do Governo Federal ou, quiçá, até com o próprio Lula.

O ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, é um dos políticos mais habilidosos do país. Bob Lobato sempre disse que Lobão foi o melhor aluno da “Escolinha do Professor José”.

Nem mesmo os filhos ou qualquer outro parente foi tão aplicado em aprender as lições de José Sarney como Lobão, tanto que hoje é respeitado e até querido por gente gente graúda da oposição maranhense. Aliás, outra coisa que o blogueiro sempre gosta de lembrar é que Lobão sempre foi o sonho de consumo da galera oposicionista. Alguns ascenderam muitas velas na esperança de um dia o ministro se tornar um “Zé Reinaldo”.

Nesse sentido, Edinho Lobão não surge do nada. Não é invenção do acaso ou resultado de uma crise intragrupo Sarney, simplesmente. É resultado de conversas e entendimento no centro do poder da República.

Do ponto de vista concreto, tem-se uma candidatura com as seguintes características:

- “Calçada” por uma articulação política nacional.

- Sustentada por um grupo político local forte.

- Apoiada e coordenada por ator político respeitado (ministro Lobão).

- Detentor de recursos próprios para estrutura de campanha.

- Nome jovem e ousado.

- Disposição para o debate em qualquer nível.

Claro que há aspectos negativos no perfil do candidato Lobão Filho, mas qual candidato que não tem?

Não vai dar para fazer acusações gratuitas contra Edinho Lobão sem antes qualquer potencial acusador não olhar para o próprio rabo e para o rabo dos “adjuntos”.

De qualquer forma o nome está posto.

E a oposição ainda não assimilou bem o que representa politicamente o seu mais novo adversário chamado Edison Lobão Filho.

Basta ver a reação na blogosfera oposicionista, que limitou-se a atacar a família e a pessoa do novo candidato governista…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.