domingo, 7 de setembro de 2014

IDEB do 5º ano de Sítio Novo cumpre meta, mas cai em relação ao levantamento de 2011


Criado em 2005, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mede a evolução da qualidade do ensino brasileiro a partir de avaliações realizadas em escolas e nas redes de ensino de todo o país.

O IDEB é calculado a partir dos desempenhos dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Português e Matemática e em taxas de aprovação compiladas pelo Censo Escolar. 

Divulgada a cada dois anos, o índice também avalia estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Além das escolas públicas, as instituições privadas também participam  do IDEB de forma amostral.

Em Sítio Novo, conforme tabela acima que avalia o 5º ano do Ensino Fundamental no exercício de 2013, mostra que a meta foi alcançada, já que a projeção era de 3.5 e o alcançado atingiu 3.7. 

Apesar de ter atingido a meta, críticos alertam que a educação de Sítio Novo vem perdendo qualidade nas séries iniciais, uma vez que em 2011, o IDEB alcançou 4.4, projeção prevista para ser alcançada somente em 2019.

Para alguns críticos, os anos iniciais só atingiram a meta porque existe uma mobilização nacional trazida pelo PACTO DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, que foi implantada pelo município.

Nas séries finais (9º ano), o resultado também foi favorável ao municipipio. Veja a tabela:


Como se vê, o ano de 2013 alcançou 3.5, enquanto que a meta prevista era de 3.3. 

Nesse segmento, percebe-se que houve um melhoramento, já que a meta superou todas as observações já realizadas. 

Segundo alguns críticos, a melhoria se deve a qualificação de professores, que buscaram curso de pós-graduação para inovarem suas práticas pedagógicas, além disso, a redução de carga horária dos professores contribuíram para os docente planejar e organizar as atividades dos discentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.