sexta-feira, 24 de julho de 2015

Justiça manda despejar família carente que morava há 45 anos no riacho de porteira

Por determinação do Juiz Gladiston Luis do Nascimento Cutrim, respondendo pela justiça de Montes Altos-MA, despachou nesta quinta-feira (23), um mandado de reintegração de posse a favor de Agostinho Barros da Silva e sua esposa; Os despejados, Raimundo Sousa Nascimento e Maria Helena Sousa estão em estado de abalos e moravam há 45 anos na localidade.




Os irmãos Raimundo de Sousa Nascimento e Maria Helena Sousa, já não tem onde morar, depois de ter que desocupar na tarde desta quinta-feira (23), a moradia deles que ficava próximo ao Riacho de Porteira, a 15 km de Sítio Novo e residia no local há 45 anos.

De acordo com fontes, a casa já foi destruída por ordem de um oficial de justiça que cumpria determinação judicial por ação impetrada pelo Sr. Augustinho Barros da Silva e sua esposa Maria da Paz Miranda da Silva que pedia reintegração de posse de uma área de 39 hectares.

Os irmãos alegam que não recebeu um comunicado prévio e foi surpreendido com a presença da Polícia que determinou a saída imediata.

Sem ter para onde ir e sem desacatar as autoridades, um carro já estava a espera para despejar suas pequenas criações de galinhas e suas mobílias. 

Pessoas que estavam por perto disseram não acreditar e estão buscando os meios jurídicos para derrubar a liminar e devolver o direito do cidadão.

O caso tem chocado mais as pessoas, por se tratar de uma família carente, de origens quilombolas, vida sofrida e que não apresenta a menor condição de comprar um terreno ou local para morar.

Atualmente suas mobílias e as pequenas criações que conseguiu capturar durante a ação, estão alojadas num quintal de uma casa simples no Bairro Vila Nova, de propriedade de um dos irmãos.

Várias pessoas tem ido visitar e tem tentado acalmá-lo, pois o mesmo está abalado com a situação.

Segundo fontes, o Sr. Raimundo tem uma vida de sofrimento. Durante um trabalho recente, uma das foices de um companheiro de trabalho arrancou e fez um grande corte na cabeça e sobreviveu pela sorte de Deus. Teve uma aposentadoria temporária e foi suspensa, mas com ajude de outros conseguiu restabelecer o benefício.

Sem estudo e com pouca instrução consegue no máximo criar galinhas e colher as frutas da natureza para melhorar sua renda. Recentemente tinha sido beneficiado pelo Programa Luz Para Todos e tinha energia em sua residência.

A terra, segundo ele, quando seus pais chegaram não tinha dono  e aos poucos foram sendo invadidas e legalizadas por grandes fazendeiros, que posteriormente foram vendendo com eles no local. 

Na alegação dos ditos donos da terra, afirmam ter adquirido uma gleba de 156,00 (cento e cinquenta e seis hectares), devidamente registrado na Serventia Extrajudicial da Comarca de Sítio Novo.

Que quando da aquisição do imóvel, o pai dos Réus, Sr. Helio Francisco Moreira, (falecido) que já  residia com a esposa e filhos numa parte do imóvel a título de comodato verbal, permaneceu, por livre autorização dos autores, que oportunamente lavraram um termo de comodato em 31 de maio de 1990, permitindo ao comodatário o direito de trabalhar na referida terra, plantando arroz, milho, feijão, mandioca e todos os gêneros alimentícios que fossem convenientes para o seu sustento próprio e de sua família, contrato este, que foi se renovando automaticamente a cada ano. 

Apesar das alegações, a forma como ocorreu a desocupação, tem provocado sentimentos nas pessoas de Sítio Novo que prometem requerer em juiz a anulação da decisão judicial. Veja as imagens!


















16 comentários:

Atila disse...

Eu quero saber, onde está a assistente social do município??? Será que eles não vão fazer nada? Fica só recebendo dinheiro sem fazer nada? Pelo amor de Deus gente, toma rumo, vê se faz alguma coisa por esta família que só de olhar na cara já vê que são pessoas necessitadas

Josimar disse...

Vi o prof. abel chorando, ele não se conteve de lágrimas. Professor lhe admiro muito, pela coragem. Nunca vi o senhor em religião nenhuma, mas parece que o senhor tem mais coração que estes que vive na igreja e praticam tanta maldade. Ainda bem que Deus lhe colocou no mundo para enxergar aqueles que precisam, vejo como um grande defensor da minoria, parabéns pelo trabalho!

Luan disse...

Gosto do Sargento Rafael como pessoa e policial. Desde que chegou aqui botou ordem na cidade, nunca vi mais aqueles filho de papai dando cavalo de pau com motos e carros. Mas fiquei sabendo que ele chegou humilhando este humilde homem e obrigando assinar documentos sem ele querer. Espero que não seja verdade, pois se for verdade perdeu minha admiração

Ze Maria disse...

Será por onde andas os candidatos, Janser e Wander que poderia tomar a frente dessa esculhambação e mostrar como é que deve fazer? Não me decepcione meus candidatos se não daqui a pouco é o Piquiá que vai tomar a frente disso ai eu voto é nele

ariane marinho disse...

Olá se São carente porque o levi nao acolheu esse povo carente na humilde fazenda dele foi levar sexta basica pra demostrar q ta preocupado oh amigão hospeda na sua fazenda ja q tem tanta dó

Luciana disse...

Ou ariana, vc deveria virar gente. O Levi tá demonstrando ser uma pessoa de Deus que se preocupa com as pessoas, diferente do dona dessa terra que sabendo que este pobres coitado já moram lá e tem direito de permanecer no local. Depois te tantos anos estas pessoas vivendo no seu local, nasceram, se criaram tem toda sua vida ali e ser expulsa como um cachorro foi algo imperdoável. Não vai ser levando para fazendo de um ou outro que vai fazer essas famílias viver bem o lugar era deles, ninguém poderia vender aquilo que não era deles como aconteceu e como está sendo evidenciado. Vc e sua maldade vai pagar aqui, nessa terra com fé em Deus.

Glauciana disse...

Essa Ariane marinho deveria botar um tomatinho no nariz, quem sabe assim, não se tornaria uma bela PALHAÇA!!!

Francisco disse...

Esta é era da irracionalidade. Estamos vivendo um tempo em que as pessoas perderam a compaixão, tudo se vislumbra pela ganância. Até quando isso???

Susana disse...

Prof. Abel, li a matéria e fiquei comovida, mas pergunto, que providência foi tomada até agora? Já procuraram advogados para pegar a causa e pedir a reintegração? Faça um movimento de doações para ajudar esta família, procura a Igreja, o pastor enfim, as autoridades, pois sei que estas famílias estão vivendo um momento de terror e precisam de pelo menos uma palavra amiga e contento. É triste a situação

Fabiana Lins disse...

A assistência social de sitio novo só asiste o bolso deles e nada mais, essa é a mudança que o povo queria?

Josuel disse...

Prof. Abel vamos fazer uma corrente do bem com esta família? Eles estão passando necessidades até com comida. O aposento dele é gasto com remédios e agora sem ele vender as plantas mediciais que colhia para melhorar sua renda, tá passando fome. Vamos fazer um ato na internet e pedir ajuda as pessoas? vc pode colaborar, vamos buscar os pastores das igrejas e também o próprio padre, a assitencia social do município para ajudar, não podemos deixar nosso irmã sofrer nessa natureza

MARCELO VIEIRA disse...

ESSE É O PROBLEMA DE NÃO TERMOS COMARCA NA CIDADE. OS JUIZES DÃO UMA DECISÃO DESSA SEM CONHECER A REALIDADE. SE MORASSEM OU TRABALHASSEM AQUI, TERIAM CONTATO COM A POPULAÇÃO, SERIAM CONHECEDORES DA REALIDADE E NÃO DARIAM DECISÕES ABSURDAS COMO ESTA.
INFELIZMENTE, OS PREFEITOS NÃO QUEREM COMARCAS AQUI, PARA TAMBÉM ABUSAREM DO DINHEIRO DO POVO SEM SEREM INCOMODADOS PELA JUSTIÇA.

Fernanda Maria disse...

Falar em policia o povo que acompanhou o caso dizem que o sargento Rafael como sempre foi muito truculento e mau educado e tb humilhante com essa pobre familia,mais todo mundo sabe da terra que ele tem na área que pertence ao município de sitio novo,o que que adianta esse sargento mau educado fazer com as mãos e desmanchar com os pés, será que ele pensa que é a maior autoridade da cidade ele é simplesmente um sargento e cumpre ordens, mais ele abusa da autoridade que não é essas coisas, mais o povo merece ter gente como esse sargento que humilha os pobre coitados para com isso querer impor respeito ,fica a dica respeito não se impõe, se conquista.

Mardone disse...

Esses caras que fizeram isso com esta família coitada, vai pagar aqui na terra e no céu. Eu só quero ver esse novo processo devolver a terra para este senhor e fazer esse que derrubaram a casa entregar outra novinha. Só assim a justiça da terra será cumprida e a divina chegará

Anônimo disse...

As pessoas julgam sem saber, aos incomodados é só pegar eles e colocar em suas casas ou em suas terras, e problema resolvido!
Pro professor Abel ser tão bom, é só ele pegar essa família e colocar pra morar na terra que ele tem.

Luciano disse...

Ao anonimo que acha que sabe tudo, deve não conhecer a historia desta família. Não conhece as leis brasileiras e não tem senso de humanidade. O juiz só deu esta causa ganha a esta família ambiciosa, porque não conhecia como eles adquiriram ela, até porque no próprio processo, o comodato foi feito depois das leis brasileiras já ter garantido o direito da família humilde. Só quero ver a reação, quando forem condenados por forjar documentos em detrimento das poucas instruções que esta família detém. Aguardem, porque a vaca vai fumar.

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.