terça-feira, 4 de outubro de 2016

Pebinha do Povo é a grande surpresa nas eleições 2016

Pebinha do Povo
Eleito vereador com 329 votos, Evandro Santos Marinho Viana (PR) [Pebinha do Povo] foi a grande surpresa nas eleições de 2016.

Com pouca estrutura e simplicidade, ele conquistou na Coligação Para Um Sítio Novo Diferente a maior votação e derrubou candidatos de grande votação em outras coligações.

O caso foi da Coligação Pra Fazer Muito Mais em que Zé Pereira (PTB) obteve 428 votos e Renato Nogueira (PRB) 380 votos e perderam a vaga.

Isso se deve a reforma política, onde a eleição para vereadores é proporcional, ou seja, o número de vagas na Câmara para um partido ou coligação é definida pelo quociente eleitoral.

O quociente é o resultado da divisão entre o total de votos válidos na eleição por 11, que é o número de vagas disponível em Sítio Novo.


Soma-se, então, o total de votos obtidos por um partido ou coligação (considerando os votos na legenda e também os votos nominais) e divide-se esse total pelo quociente. O resultado dessa conta diz quantas cadeiras na Câmara tal partido ou coligação poderá assumir.



Se um partido conquista três vagas, por exemplo, são eleitos seus três candidatos com mais votos, no entanto, este ano, para serem eleitos é necessários que o candidato receba pelo menos 10% do quociente eleitoral.


Na Coligação Para Um Sítio Novo Diferente, seis candidatos não atingiram os 10% do quociente eleitoral retirando a chance de ser eleito Erinaldo da Maria Morena que obteve 296 votos. Faltaram 14 votos para sua elegibilidade.

Em conversa agora a tarde, Pebinha do Povo disse que vai trabalhar para a comunidade e será oposição ao governo, porém, afirmou que os projetos de interesse do município receberá seu apoio.

Ele agradeceu ao Professor Abel por ter incentivado Wander Inácio a criar uma coligação com os pequeno$, permitindo os candidatos sem mandatos alcançarem o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.