quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Reforma política pode valer já para 2018 e prevê distritão

Modelo aprovado em comissão da Câmara prevê que só os candidatos mais votados ganham vaga no parlamento, sem levar em conta os votos obtidos pelos partidos.


A nova reforma política aprovado na comissão especial da Câmara nesta quinta-feira (10), prevê o distritão, um modelo de transição até 2022 em que será eleito os mais votados sem levar em conta os votos obtidos pelos partidos.

A modalidade é criticada por vários segmentos porque enfraquece os partidos e reduz a representação de setores minoritários da sociedade.

Com o distritão, os novos deputados e vereadores eleitos serão como os senadores, os mais votados ocuparão as vagas, favorecendo os grandes caciques.

Nas discussões, é previsto a partir de 2022 lançar o voto distrital misto, em que o eleitor dará dois votos: um na lista preordenada de seu partido de preferência e outro em um candidato de seu distrito. A Câmara seria renovada pela metade dos votos recebidos pela lista partidária e a outra pelo voto distrital. Agora é aguardar e conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.