quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Bonificação no Enem começará a ser votada no próximo mês, revela deputado Marco Aurélio

O Deputado estadual Professor Marco Aurélio (PC do B) que vem tendo uma grande agenda positiva a favor da educação, revela que votação de Bonificação do ENEM começará a ser votado no próximo mês; A bonificação é uma proposta de acréscimo de 20%, nas notas do Enem para alunos que tenham estudado em escolas maranhenses que queiram ingressar na UFMA; A ideia é beneficiar os maranhenses e evitar as evasões, já que muitos estudantes de outros estados ocupam as vagas e antes de terminarem os cursos transferem, prejudicando a universidade com vagas ociosas.


Após quase três anos em busca da aprovação da política afirmativa da bonificação nas notas do Enem para alunos oriundos de escolas do Maranhão, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), declarou na sessão desta terça-feira (26) da tribuna da assembleia legislativa, que os passos são seguros e já é prioridade da UFMA a votação da referida matéria. 

Foram inúmeras audiências entre o deputado Professor Marco Aurélio e a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, onde o parlamentar reforçava junto à UFMA a necessidade da implantação da bonificação regional, a exemplo de várias universidades do país que já aderiram ao sistema. Por iniciativa do Deputado Marco Aurélio também foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que realizou a grandiosa audiência pública em Imperatriz, onde estudantes, professores, pais e autoridades reforçaram o apoio à causa. 

A ideia é que os alunos das escolas do Maranhão tenham as chances de ingresso reforçadas com a bonificação de 20% nas notas do Enem. A ação se faz necessária dado ao grande número de aprovados de outros estados, sobretudo o curso de medicina. Em Imperatriz, menos de 20% dos alunos de medicina da UFMA são da cidade e os alunos que vêm dos outros estados, em grande número, transfere o curso antes do término, deixando vagas ociosas. 

Para se ter uma ideia, em Imperatriz, somente no primeiro semestre de medicina, o índice de evasão ultrapassa os 25%. "Nosso objetivo é pôr fim a uma grande injustiça que vem sendo cometida com os alunos do Maranhão, desde que a UFMA aderiu ao sistema unificado - SISU, no ano de 2009. 

Além do prejuízo para a instituição, temos o prejuízo para a nossa população, que acaba não podendo contar com essa mão de obra especializada que serviria para atender nossos municípios." destacou o parlamentar. 

Marco Aurélio informou que após reunião realizada com o pró-reitor de ensino da Universidade Federal do Maranhão, Prof. Dr. Allan Kardec, foi confirmada a inclusão da pauta na reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA -Consepe, na próxima reunião, no dia nove de outubro. 

Uma vez aprovada no Consepe, a pauta será encaminhada ao Conselho Universitário - Consun, que definirá a aprovação ou veto da matéria. Sendo aprovado, teremos a bonificação já para o SISU 2018. 

Trata-se de uma luta necessária, pois temos que encampar para que a Universidade Federal seja cada vez mais dos maranhenses, daqueles que vivem a realidade do nosso estado. 

Essa é a nossa esperança, a nossa luta, para isso contamos com o apoio e a sensibilidade dos membros do conselho, espalhados por todo o Maranhão e que também buscam o melhor para os estudantes maranhenses." Finalizou o deputado, que agradeceu ao apoio da reitora Nair Portella e de toda sua equipe, pelo empenho em favor da causa da bonificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.