domingo, 28 de abril de 2013

Milton Canuto dá palestra e assusta Presidente do Sindicato dos servidores públicos de Sítio Novo

Milton Canuto ao lado Prefeito João Piquiá
Aconteceu neste sábado (27) em Porto Franco, uma palestra com o Professor Milton Canuto, que é consultor na área de financiamento da Educação, gestão e planejamento, Plano de Carreira e Previdência Pública, Presidente do Conselho Estadual do Fundeb de Alagoas e Vice-Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.

Contratado pela Prefeitura de Sítio Novo para diagnosticar a real situação do município, Milton Canuto relatou um quadro de falência do município nos próximos anos se nada for agilizado para resolver o problema.

Estavam presentes na palestra, O Prefeito João Piquiá (PTB), O Secretário Extraordinário de Governo e Relações Institucionais Levi Marinho, Secretário Adjunto de Educação Professor Ribamar, Secretária de Finanças Eli, equipe técnico do governo, Presidente do SINSERPSINO Professor Abel e seus convidados de honra,  o ex-Secretário de Educação Professor Jean Carlos, Contador Hilton Lima Barros, ex-vereador Marcelo e o ex- Diretor Escolar Professor Edimar.

Com os dados apresentados pela Prefeitura, Milton Canuto disse que é inviável o município progredir e da forma como está, "não se faz educação, não se paga piso salarial, não tem carreira, e sempre haverá gestor reclamando e sindicato lutando sem resultados" afirmou

De acordo com os dados apresentados, em 1997 Sítio Novo tinha 75 professores efetivos. Em  2001 foi efetivados 129, em 2007 foram 17 e em 2010 foram 113 professores somando um total de 334 professores efetivos, além de 176 contratados atualmente. A somatória total chega a 510 professores, que para ele é um absurdo sem proporções.

Ele explicou que as gestões de 2001 para cá, com os dados apresentados, foram irresponsáveis pois não realizaram nenhum cálculo, nenhuma projeção técnico pedagógico que estabelece concurso. 

Para ele, as gestões teriam que ter realizado as projeções de demanda demográfica, onde é equacionada a relação matrículas e professores. "Nos quadros apresentados, a relação atual é de um professor para cada nove alunos, isso só na Suiça existe" ironizou

Durante a palestra, ele afirmou que a maioria dos municípios do nordeste estão sob o risco de falência devido a falta de planejamento pedagógico, e para resolver o problema deve cortar na carne, com dispensas de contratados. 

Disse que para o gestor, a situação é ruim, pois suas ações irá desagradar políticos e correligionários, mas, é uma saída.

O Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel disse está assustado com os números, e que seus cálculos realizados dava uma proporção de um professor para cada vinte alunos, o que projetava um total de 221 professores efetivos. 

Segundo ele, ainda havia uma projeção de 100 professores contratados para substituir as licenças, de saúde e outras emergências.

Professor Abel aproveitou a reunião e pediu ao prefeito a relação nominal dos profissionais para apresentar aos servidores em reunião e assim esclarecer as dúvidas dos servidores. 

O Prefeito não deu a garantia de entrega da relação, porém, esclareceu que assim que fizer os ajustes irá encaminhar.

Este blog publicará a palestra na íntegra assim que a internet melhorar. Aguarde!

Conforme combinado, assista a 1º e 2º parte da palestra de Milton Canuto. Ele fala de plano de cargos, carreiras e salários, previdência, licença saúde, recursos do Fundeb, planejamento demográfico técnico pedagógico e o diagnóstico que sítio novo deve adotar para sair da eminente crise. Assista!




50 comentários:

Anônimo disse...

ABEL É MUITO ENGRAÇADO O QUE O PREFEITO TA QUERENDO FAZER, CHA MA PROFESSOR DE FORA PRA VER SE CONCEDE REAJUSTE SALARIAL A NOS PROFESSORES SE É DIREITO NOSSO. IMAGINO QUE OS OUTROS GESTORES FAZIAM REAJUSTE E O MUNICIPIO NUNCA ENTROU EM FALENCIA E AGORA COMO VAI ENTRAR SE O PREFEITO TA MANDANDO FAZER SABAO LIQUIDO PRA NAO COMPRAR SABAO EM PO ? DO JEITO QUE TO VENDO ELE VAI ACUMULHAR MILHOES E MILHOES EM SUA CONTA BANCARIA VER SE PODE ISSO?

Abel disse...

Caro anônimo, obrigado pelo comentário. Em primeiro lugar peço um tempo até que eu tenha os dados oficiais dos profissionais para lhes apresentar. Só lhe digo uma coisa, se esses dados forem corretos, não temos futuro, não temos carreira, e seremos prejudicados todos os tempos. Espero que o prefeito seja sábio e aja corretamente não prejudicando os profissionais concursados.

Anônimo disse...

Abel esses dados será que são corretos? Não venha só com blá blá blá porque nós não vamos engolir...

Anônimo disse...

acha um absurdo 334 professores efetivos, e pra que contrata mais, se contrata e por que precisa

Anônimo disse...

Tudo bla bla bla, se for assim como que a turma em que leciono tem 38 alunos? e o piquinoquio continua contratando mais e mais. Tomara que alguem veja isso, caso contrario estamos a deriva.

Anônimo disse...

Agora eu tô vendo minha carga horária cair. Não aguento trabalhar 15 aulas e outros nem 8 aula tem. Agora pinoquio, vai ou não vai reduzir a carga de trabalho do professor?

Anônimo disse...

é muito cara de pau esse prefeito. traz um cara que nunca tinha ouvido falar o nome dele pra assombrar o presidente do sindicato. eu nunca ouvi falar que um municipio faliu. a unica inteção do ppiquinoquio com essa palestra, é botar um monte de gente pra rua pra pra poder sobrar dinheiro pra ele pagar as contas dele que são interminaveis.

Anônimo disse...

GOZADO,
SÓ SE FALA EM NUMERO DE PROFESSORES, MAS NÃO FALAM DE QUANTO O MUNICIPIO RECEBE MENSALMENTE SÓ DE FUNDEB, QUE É O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO.
SOMENTE EM FEVEREIRO, FORAM CERCA DE UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL REAIS. CADÊ ESSE DINHEIRO?
ESSE TAL DE CANUTO, VEIO DE ENCOMENDA. ESTÁ FALANDO O QUE O JP QUER QUE ELE FALE.

Anônimo disse...

o q acontece é o contrato desnessario de pessoal para a área da educação, no meu v não haveria nescecidade de tantos auxiliares,...tantos diretores... tantas secretarias nas escolas, trabalho com 30 alunos no primário e não preciso de auxiliar

Anônimo disse...

o q esta acontecendo é um absurdo contratando tanta gente sem nescecidade e sem capacidade, e ainda desconta do nosso salario pra pagar esses incompetentes, lamentável...., mas estoumuito preocupado com o futuro da educação no nosso município. É isso q dar colocar na prefeitura quaem não sabe administrar

Anônimo disse...

O que dá mesmo é um monte de abestado que se dizem intelectualizado e o que fizeram foi deixar um município endividado.... se o piquiá não tivesse bloqueado aquele dinheiro, vocês estavam eram mortos, até hoje sem receber os salários pois eles tinha rapado tudo. Será que todo mundo já esqueceu o que ele fez quando perdeu a eleição? demitiu gente, tudo com propósito eleitoreiro, mas antes de sair, ainda encheu a prefeito com concursado pra deixar o piquíá como diz a história, lascado

Anônimo disse...

Tudo isso e só conversa desse prefeito, mas e fácil resolver o problema e só deixar só os concursados e pronto. Mas o que ele querna verdade e só enriquecer abra o olho professores e vc também Abel. Vocês sao testemunhas que e possível sim dar aumentos e pagar em dia, isso e mais desculpa desse prefeito. Se só os concursados sao suficientes por quês tão contratar 176 professores? GREVE GERAL. Sitio novo vivendo um novo tempo.

Anônimo disse...

Ta certo, se o cara passar em um concurso é de direito desse cidadão assumir seu cargo, agora contratar sem necessidade isso sim é uma coisa muito seria que prejudica os que estão lá por mérito de um concurso,incha a folha de pagamento para garantir votos alem de irregular é inconstitucional, por que a constituição de 1988 diz claramente que para ter acesso ao emprego publico somente através de concurso e proto, esse negocio 176 contratados é imoral e fere o principio do concurso público, se tem pessoas como excedentes tem que chamar os excedentes e tira contratado isso sim é legal,mais em terra de índio e assim o prefeito compra votos com contratos ilegais e imorais assim ferindo bruscamente o que diz a carta maior!

marcia disse...

caro professor abel, estou preocupado com vc, vc devia saber que é burrice dividir o numero de alunos pela quantidade de prefessores. poi tem mais gente fora das salas de aulas do que dentro. é só olhar para as secretarias das escolas e para a propria secretaria de educação, veja quante gente, todas recebendo como professores, só apoiadores pedagogicos tem mais do que alunos, outra pergunta professor abel, vc acha que o piquinóquio ia pagar esse tal canuto para dizer que na prefeitura tá sobrando dinheiro

Anônimo disse...

Segundo o MP, prefeitos promoviam festas com empresas de amigos e superfaturavam os eventos. O grupo é suspeito de agir em 30 cidades da Paraíba e em mais três estados do Nordeste inclusive no maranhão.
Temos que fica de olho em nosso dinheiro aqui em Sítio Novo, por que essa gestão não inspira confiança e dinheiro publico tem que ser fiscalizado de perto não só pelos vereadores mais como por toda a população!

Anônimo disse...

"Eita bichinho besta" com essas manobra de piquí trazer um cara pra falar o que ele quer que ele fale, isso é conversa pra boi dormir,Segundo fontes professores estão se articulando para fazer uma paralisação de advertência, imperatriz ja parou, e segundo outra fonte Sítio novo tb vai para o pau vai comer, eita que o IBOPE do Piquí ta no vermelho faz dias agora se os professores pararem numa greve que é direito da categoria o piqui vai fica feio na foto

Abel disse...

Boa tarde a todos! Mais uma vez obrigado pelos comentários.

Eu analiso as coisas pelo ponto de vista financeiro, e com os números não se brincam. O que eu quero dizer, é que o número de alunos ( que chamamos número de matrícula)está relacionada diretamente com o número de professores, ou seja, Sítio Novo tem atualmente 4.423 alunos matriculadas na rede e para atender essa demanda só precisaria de 221 professores efetivos.

Atualmente tem 334 professores, segundo dados do governo, portanto, 113 professores a mais na rede.

Nessas condições meus caros amigos, como vamos poder ter melhores salários, se o recurso do FUNDEB está vinculado a matrículas.

Eu estou assustado até agora! O que Milton Canuto falou está corretíssimo em todas as suas falas, porém, eu ainda não acredito nos dados que foi apresentado, e vou fazer nas escolas os levantamentos e tirar minhas dúvidas.

Se governo estiver correto, não teremos como pedir aumento, não termos como pedir plano de carreira, estamos com o nosso futuro arrebentado. Estas são as minhas palavras no momento!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk

Abel disse...

Em relação aos contratados só tem uma solução, demissão, pois de qualquer forma o ministério pública agirá, pois a lei não permite contratações sem necessidade.

Anônimo disse...

gente a educaçao de sitio novo ta mal!!!pois os alunos da escola que se diz modelo a escola santa teresinha so estao lanchando suco com bolacha todos os dias!!e uma falta!!!

Apadrinhamento politico é crime e fere a constituição. disse...

VC falou tudo professor Abel, alem disso a como o colega falou acima, somete poderá ser funcionário publico aqueles que passam pelo crivo de um concurso, assim diz a constituição, com tanta contratação sem necessidade da-se a entender em favorecimento a eleitores, isso é uma afronta aos concursados, uns vão pagar pelos outro? Isso e uma aberração com o dinheiro publico, emprego não é esmola nem pagamento de favo, é mérito GREVE GERAL JÁ...

Há algo de podre no reino da Dinamarca! disse...

Como é que a prefeitura tem mais de 1 milhão e 300 mil reais para compra detergente, e não tem recursos para pagar salários dignos aos professores essa conta não bate,há algo de podre no reino da Dinamarca!

Em Imperatriz o pau ta quebrando logo logo será Sítio Novo. disse...

Professores e estudantes saíram as ruas de Imperatriz na manhã desta sexta-feira, 26/4, em mais um protesto organizado pelo sindicato e por políticos. O vereador Marco Aurélio do Teorema, esteve presente na manifestação.

willian disse...

Abel a pergunta é: como é que o piquinóquio diz que tem funcionário demais e todo dia ele contrata mais gente; ai tem professor substituto do substituto. quer um exemplo, no amiguinho do saber em 2012 tinha 41 servidores agora tem 61

Anônimo disse...

Tem uns bestas ai que ainda não se teu conta que perdeu a eleição e fica falando merda por ai se o cara veo e falou a verdade então amigos quem fudeu com os professores não foi o João Piquia foi os gestores passados e vcs seus burros deixa de baba que eles foram embora e ne olharam pra tras e vcs estão aki sem fazer nada cade a capacidade de vc que tanto se fala na campanha. Quem tem Capacidade e quem tem oportunidade. e estamos sim vivendo um novo tempo o tempo da verdade das coisas bem feitas e as portarias falsas q o Porcão deu isso vcs não ver ne e os contrados que o Porcão fazer vcs tbem não ver ne o melhor é vcs fica calandos e ver de perto Homem serio trabalhando e não os ladrões que estava aqui na nossa cidade roubando nosso dinheiro e cade as empresas dos ladrões onde estão em Imperatriz seus buesta não aqui.

Anônimo disse...

Aceite os comentarios que falam bem do prefeito você só aceita os que falam mal, e por isso que tu perdeu por que tu não sabe o que quer.

Anônimo disse...

Ladrões são aqueles que usam suas próprias empresas pra se dá bem. o Porcão que vocês chamam foi o cara. O Homem é bom, o home é E S P E T A C U L A R KKKKKKKKK

Anônimo disse...

Valquiman
Gotei da iniciativa do prfeito, jogou limpo, vir o video e estavam presentes, presidente do sindicato, ex-secretario de educação, que provavelmente não tinha conheciemento de tamanha aberração, vir um palestrante totalmente imparcial e mostrando a realidade, assim Caro Abel vc pode se cercar de voluntarios e correr atraz das informações. caso contrario não terá argumento para brigar por melhores salarios. Os nossos gestores que antecederam o JP. na ganancia de coseguir votos, foram de uma inresponsabilidade sem presendentes, e segundo comentários deste blog jp segue a mesma linha contratando a torto e a direto. creio que agora a coisa tome outro rumo. gostei muito de ver pessoas pro- Jasen e pro JP juntas em uma palestra que vai trazer no minho mais conhecimentos para todos.
Abraços.

Anônimo disse...

aguas passadas não movem moinhos.... se perdemos a eleição reconhecemos... agora dizer que o ladrão do Piquiá é um homem sério.... ahhhhh vá... ali não é homem nem com h minusculo..... acorda.... Só concordo com uma coisa que esse Milton falou que é que daqui a 4 anos o municipio estará falido...!!! nesse ponto foi só dinheiro jogado fora mais uma vez afinal não precisaria pagar pra ter essa noticia basta apenas olhar para a nossa realidade!!!!!! Sítio Novo vivendo um novo tempo!!!!

Anônimo disse...

nao acredito que ainda a pessoas ipocritas como estes que fizerama os comentarios acima sem nao ter conhecimento nenhum do que estamos lutando. a politica ja passou e agora quem ta no poder tem que sofrer A pressao queremos o nosso reajuste

Anônimo disse...

Gente uma escola que não tem 400 alunos nos tres turnos tem duas diretoras uma coordenadora e quatro secretarias, o atual esta cometendo os mesmo erros que os passdos cometeram,a hora da palesta do canto era antes de contratar esse monte de gente sem necessidade nessa mesma escola aumentou 12 funcionarios a mais do que na gestão passada e ainda vai ser contratado mais 3, será se realmente esse povo vai ser dispensado,vamos agir gente afinal o povo e responsvel pelo o fracasso e o sucesso do municipio, avante sitio novo vamos lá gente mostrar que o povo tem o poder maior...

Anônimo disse...

Gestor de sitio novo se der aumento para funcionários, ele não vai ter dinheiro para pagar os agiotas.
Esse reajuste não vai sair, e vai daqui 4 anos quando Jansen assumir isso e garantido.
SÍTIO NOVO VIVENDO UM NOVO TEMPO. TEMPO DE POBREZA E SOFRIMENTO...

funcionário sitionovense disse...

chega de blá blá blá, o que tem que acontecer é o prefeito mostrar o quadro de funcionários e quantidade de recursos que o municipio recebe. outra coisa, o municipio recebe fundeb 2013 baseado no numero de alunos 2012, então nao adianta ficar 14 brigando com 44 aqui neste blog, sem saber da verdade. o professor abel já disse que pediu esses documentos, até agora nada, estamos aguardando, não sou 14 nem 44, sou funcionário público, e quero saber da verdade independentemente de quem seja o prefeito

Anônimo disse...

Que saudade do Jasen. Ele dava aumento todos os anos, dava progressão e não precisava de especialistas pra dizer se tinha dinheiro ou não. Ele pagava. Tai, quem mandou mudar, agora sinta as consequências. Espere 44 meses que a gente volta pra resolver essa malandragem. Agora servidor, vê se dessa vez pensa direito na hora de votar

Anônimo disse...

Realmente o povo de "Sitio Novo" não ver um palme a frente do nariz, quem deixou nosso municipio assim não foi o João Piquia... Votei pra ele e não to trabalhando e ne por isso fico falando mal dele ate pq estamos a menos de 6 meses na prefeitura e só ele esta mostrando ao povo o que Dr. Sansão & cia fez(FUDEU VCS) por nós tudo que ele fez foi simplismente pelo os votos que o deixou no nosso municipio 12 anos, aos que tem saudades do Jansen vai mora com ele em Montes Altos. Por que 4 anos e como JP.
E inutil falar e fala, os babaos nunca vai aceitar mais eu só tenho um lembrente são 4 anos.
JP trabalha com Transparecia e esta mostrado os frutos que os gestores passados deixou pra vcs.

Anônimo disse...

Abel meu caro amigo eu sei que você sabe que esses resultados não são do nosso prefeito JP esses comentários ai a cima são de pessoas que não tem amor por Sitio Novo, esse é o resultado de 12 anos no poder.
Parabéns Dr. Sansão & cia digo Dr. sansão por que o Jansen não passou de um pau mandado.
Agradeço a DEus por der tirando do poder esse povo: Dr. Sansão,Dr. Jansen, Otavio Paixão, João Batista, Aldo Barros, Jean Carlos, Henrique Lobado & cia, Charles Hunberto e os demais que hoje esta fora são todos cúmplice deste grande resuldato.
E a culpa não é do nosso Prefeito JP.
"EU AMO VOCêS" esse é o amor que sempre Dr. Sansão falou.

Anônimo disse...

SITIO NOVO REALMENTE VAI A FALENCIA SE O PIQUINOQUIO CONTINUAR NA PREFEITURA ELE VAI QUEBRAR A CIDADE, CONVERSE COM ALGUM COMERCIANTE QUE ELE IRÁ LHE FALAR DA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA, O SITIO NOVO ESTA REGREDINDO IRA SE TORNAR UMA CIDADE FANTASMA, SEM INVESTIMENTOS SEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E SEM FALAR NO PRINCIPAL SEM HOSPITAL.
SITIO NOVO VERAS O QUE UM FILHO TEU FARAS CONTIGO!

Lei da informação a unica solução! disse...

Eu tenho certeza professor Abel que o Piquinóquio não vai dar essa relação de funcionários pra vc ,a não ser que vc entre com requerimento baseado na lei de informação, e se não for cumprido no prazo da lei o ministério publico obriga ele fornecer essa lista a vc vc tem que ter posição para dar uma resposta aos funcionários por que aumento esquece! Abel fica a dica...

Anônimo disse...

só um cego que ñ ver que sitio novo parou...o sloga já diz tudo..vivendo um novo tempo.

Anônimo disse...

E triste o que ta acontecendo com o nosso municipio mas esse piquinoquio num sabe nem adiministrar nada tem que pagar seus funcionarios porque e um incompetente.mas ele vai acabar com o nosso municipio.quea justica prevaleca

Anônimo disse...

Engraçado, encima do palanque JP queimava prefeito dizendo que pagava salario de miséria e agora que ta na prefeitura cade o dinheiro? e ai prefeito aonde sera que ta o caixa dois?
O dinheiro sumiu foi?

Anônimo disse...

fazem me rir esses 14 inconformados por ter depositado seus votos no jp e se deram mal, tem gente a ter com depressao pelo jp ter virado as costas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sitio Novo vivendo um velho tempo...

Anônimo disse...

KKKK ESSE PREFEITO É MESMO UM CAUS NÃO SABE DE NADA COLOCA SECRETARIOS QUE SO QUEREM SABER DO SEU SALARIO UM ABSURDO TODO MES DESCONTA UM POUCO DO NOSSO SALARIO MAS ESSA MUDANÇA TA ENDO LEGAL QUE BELA MUDANÇA JOAO PINOQUIO. CONTATA MAIS AINDA TA POUCO. VERGONHA O SALARIO DOA MOTORISTAS SAIU A 1,05 O KM. KKKKK MAS FALARAM QUE CARREGAVAM ATE DE GRAÇA. AGUENTEM

Anônimo disse...

Engraçado como hoje tem tanta gente reclamando seus direitos e esquecendo os deveres e elogiando o prof. abel, sendo que a pouco tempo atrás chamava ele de louco e desocupado quando distribuia seus informativos pelas escolas. Isso não é preocupação com melhora não e intenção de atrapalhar o andamento das coisas mas não adianta doa a quem doer o prefeito é o João Piquiá e pode chorar.

Anônimo disse...

Nao se preocupe, anonimo acima, SITIO NOVO, ESTA CHORANDO!!!.

Anônimo disse...

Sítio Novo, tú verás que um filho teu não foge a luta.Mas verás que ele te abandona a própria sorte! Ele luta contra educação, saúde, infra- estrutura, saneamento, salários dignos, melhores condiçoes de trabalho e etc... etc... e tal.SITIO NOVO CHORA, BUÁ BUÁ BUÁ!

Anônimo disse...

Quem chora mesmo são os babões e ficam procurando formas de se cosolarem pela taca que levaram queredo bagunçar o governo atual. Pega pesado com esse povo prefeito colocando cada um no seu lugar ou seja quem é lotado no salto para o salto quem é da Boa Lembrança para lá e assim por diante que logo eles calam a boca e vão trabalhar que é o que eles precisam fazer.

terrorismo só no outro lado do mundo aqui e democracia e pronto! disse...

Eu não sabia que tinha um anonimo terrorista, querendo amedronta quem é concursado, vai estudar meu cara amigo e passar no concurso, ai vc vai ver se vc tem direitos ou não o MP já esta de olho no Sítio faz dias!

Anônimo disse...

É um governo de incertezas:Até agora não se sabe oficialmente quem são e qual perfil técnico administrativo/gestor público dos secretários municipais e respectivos acessores-o que tão fazendo é um afronto a democracia de nosso município que estava andando rumo ao desenvolvimento.Tem secretária (o)que desconhece a nomenclatura da pasta que oculpa imagine a função que exerce na mesma,ela (e) conhece?A secretaria de educação voltou a trabalhar como se fosse há 20 anos atrás uma visão antiga de gestão que está arruinando o perfil de gestão escolar que a própria Semed e as escolas tinham adquirido ao longo de anos de formação continuada;isso explica a despreparação de técnicos da instiuição,formação de base dos diretores escolares e até mesmo coisas básicas como relaçoes humanas e uso correto da forma de falar com os docentes- e a ausência de coordenadores pedagógicos na zona rural-Os professores não fazem planejamento e nem menos são acompanhados por suas práticas e sem falar do despreparo do gestor maior de falar e conhecer qualquer assunto referente a suas atribuiçoes como Prefeito Municipal.Mas é essa a gestão que a grande maioria escolheu;uma pena mesmo Sítio Novo;voltando no tempo,mas com a glória do nosso senhor Deus vai ser "POR POUCO TEMPO"!
Vandinha Ruiz

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.