sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Professores reclama de excesso de alunos em sala de aula


O Sindicato dos Servidores e Servidoras do Serviço Público Municipal de Sítio Novo-MA (SINSERPSINO), recebeu reclamações de professores da Escola Deputado La Roque.

Segundo os Professores, havia cinco turmas de 6º ano com média de 28 alunos por sala e que a atual gestão numa reorganização administrativa, desfez duas turmas redistribuindo nas demais. O resultado elevou as salas a mais de 45 alunos por turma.

Para os professores, a situação está se tornando inviável para aplicar os conteúdos. Parte do tempo é utilizado em chamadas e a outra parte é chamando a atenção de alunos. 


Outro ponto destacado pelos professores, são os desnível de conhecimentos de alunos que por questões sociais e o aprendizado obtido em escolas multisseriada  não consegue acompanhar os demais, produzindo conversações impertinente ao processo educacional. 

Além destas reclamações, os professores disseram ter que assumir diários escolares das turmas anteriores, provocando um excesso de trabalho.

No início deste ano, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PLS 504/2011) do Senador Humberto Costa (PT-PE) que limita em 25 o número de alunos em sala de aula. 

De acordo com a proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental não poderão exceder a 25 alunos. Já as classes das demais séries do ensino fundamental e as do ensino médio, segundo determina o projeto, devem ter, no máximo, 35 alunos.


Em reunião marcada para esta sexta-feira (04), a Diretoria do Sinserpsino farão discussões sobre o tema e medidas serão adotadas para resolver o problema.

Para o Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel, é necessário uma grande parceria entre sindicato e governo para resolver o problema, caso não ache solução, a medida é buscar os meios jurídicos para assegurar o direito da criança e do professor. 

Disse ainda, que o Conselho Tutelar pode ser parceira nesta caminhada e que solicitará a participação dos mesmo na reunião. "Após as discussões iremos levar as propostas ao governo" garantiu 

12 comentários:

Anônimo disse...

eu sou aluna aqui do santa terezinha, e aqui tem 41 alunos. tem dia q a profssera não consegue nem falar com esses meninos véio mal educado

Anônimo disse...

Abel, cuidado com o que vc diz, pois tal coisa pode ser propagada (e distorcida) de uma forma inimaginável, como se você tivesse dito uma maldade, o que não é necessariamente verdade, pois sei de suas boas intenções, mas infelizmente as pessoas de nossa cidade não entende. fico o alerta!

Anônimo disse...

mas ninguém perguntou pq teve que juntar as turmas, pergutnou? pois bem, todo professor aqui tem menos de 13 aulas e ainda quer mais, isso é brincadeira

Anônimo disse...

E ENQUANTO O PROFESSOR GANHA 8% DE AUMENTO, SEM RETROATIVOS, A TURMA DO COLARINHO BRANCO GANHA 100%.
É SITIO NOVO VIVENDO NOVOS TEMPOS......

Anônimo disse...

Esse anônimo que é contra as 13 aulas, não passa de um idiota desinformado. Essa redução de aulas não é pra poupar professor não, é pra ter mais tempo de preparar as aulas, e a redução de alunos também é em prol da aprendizagem. Talvez você é um daqueles que torce pra tudo dar errado...A redução de carga horária e de alunos por turma é Lei, é melhor vc ler mais...

Anônimo disse...

concordo plenamente com vc anônimo. quem é contra as treze aulas e redução de alunos é contra a educação de qualidade, talvez nunca essa pessoa teve educação ou sabe o que é isso

Anônimo disse...

ABRE ASPAS Encher salas de alunos é transferir o problema para o professor e certamente terá reflexo na qualidade da educação FECHA ASPAS. Essa é a competência da Gestão da Educação de nosso município.

Anônimo disse...

juntaram as salas para reduzir a carga horaria pra que se tem professor sem trabalhar pq votou no prefeito e outros trabalhas apenas duas no maximo tres vezes na semana, fala serio oh animo ai em cima , nao tem justificativa para tamanha inresponsabilidade e falta de compromisso com o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.

Anônimo disse...

realmente esta administração tem mostrada a cada dia a incapacidade de cuidar da educação de nosso município. Lá no dois buritis por exemplo, vários alunos estão indo pro censo de grajau, pq a intransigência desse prefeito e secretário é sem proporção.Lastimável

Anônimo disse...

UMA COISA É O QUE EU PENSO , NÓS PENSAMOS, O QUE O PREFEITO QUER, OUTRA CISA É UMA LEI FEDERAL: REDUÇAO DE CARGA HORÁRIA E DE ALUNO POR TURMA É LEI. SE É LEI DEVE SER CUMPRIDA..

Anônimo disse...

EU PERGUNTO, QUEM TEM ÂNIMO, PRA SE MATAR DE TRABALHAR ,E OS OUTRO RECEBER... FALA SERIO!!!!

Anônimo disse...

VOCÊ SABE QUANDO SE CONSTRUIU A ÚLTIMA SALA DE AULA NO COMPLEXO ESCOLAR DEPUTADO LA ROQUE? AINDA FOI NO MANDATO DO EX PREFEITO JOÃO ALFREDO. POR TREZE ANOS, A POPULAÇÃO ESTUDANTIL VEM AUMENTANDO E O ESPAÇO FÍSICO CONTINUA O MESMO. O RESULTADO É SUPERLOTAÇÃO.

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.