segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira discute vários temas de relevância a sociedade


A Sessão da Câmara de Vereadores de Sítio Novo-MA, iniciou nesta segunda-feira (21) várias discussões sobre temas de relevância a sociedade.

Com a presença do Secretário de Articulação Política, Levi Marinho e a ausência de três vereadores, Marcelo Puluca (PR), Zeimar Teixeira (PT) e Vereadora Maria Alice (PDT), o expediente da sessão iniciou com a fala do Vereador Menervaldo (PRP) que tratou do tema relacionado a construção de uma Praça no bairro Vila Nova.

Segundo o Vereador, o conhecimento se deu logo após, o Secretário de Comunicação do Governo Carlos Alberto, ter anunciado em seu programa de rádio a construção da praça. Durante sua fala, ele denunciou que no terreno onde será construído a praça e o posto de saúde, pessoas já estariam construindo cerca com o intuito de invasão e pediu providências.

A vereadora Gracineide (PSD), iniciou sua fala cobrando do líder do governo, Vereador Max Barbosa (PC do B) os motivos pelo qual o ônibus que busca os alunos no povoado Café Ajato não está sendo realizado. Relatou a falta de vários alunos em sala de aula e que este acontecimento já vem se arrolando a várias semanas e pediu explicação.

O Vereador Zé Pereira (PTB), apenas agradeceu a presença das pessoas presentes e lamentou o falecimento de Edmilson do Assentamento Batalha , falecido após grave acidente.

O Vereador Ivonildo (PP), iniciou cobrando ao líder do governo, o posicionamento do governo em relação a ajuda de custo as pessoas que necessitam de tratamento de saúde.

A Vereadora Valéria (PRP), cobrou do Presidente da casa, Vereador Canário (PTB) se já havia providenciado o ofício que trata dos serviços das estradas estaduais, que segundo ela está sendo realizado de forma precária. 

Pediu ainda, ao Presidente da Casa, autorização ao Presidente do Sinserpsino,  a dá esclarecimentos do andamento das negociações dos retroativos, bem como a explicação da nota do blog que trata de acúmulo de cargos.

O Vereador Max Barbosa (PC do B), iniciou respondendo a Vereadora Gracineide (PSD). Disse que ficou combinado com o Prefeito de se colocar uma caminhonete para atender os alunos e que irá verificar.  

Quanto a pergunta do vereador Ivonildo sobre a ajuda de custo as pessoas necessitadas, ele disse ter conversado com Joaquina e que ela virá dá explicações do que está acontecendo. Falou ainda da questão de invasões  afirmando que é contra e que irá acompanhar o caso.

A Vereadora Janete (DEM), iniciou cobrando providências em relação as lombadas. Disse que é necessário uma melhor sinalização e cobrou pinturas mais vivas que possa dá visibilidade as pessoas e evitar acidentes.

O Presidente da casa, Vereador Canário (PTB) argumentou a preocupação dos vereadores em relação as recuperações das estradas estaduais e se comprometeu em solicitar a presença do responsável pela obra a dá explicações de como será concluído os serviços. Na oportunidade deu espaço ao Presidente do Sinserpsino, Professor Abel e o morador Ivaldo do bairro vila nova a dá alguns esclarecimentos a pedida da Vereadora Valéria.

O Presidente do Sinserpsino, Professor Abel, relatou que esteve com a equipe do governo e cobrou da gestão o pagamento dos retroativos de junho e julho e as perdas salarias das categorias, argumentando que os dados levantados apresentaram margem de mais 8% suficiente para pagamentos do acordo e correção de salários. 

Disse que o governo reagiu indiferente e que no momento não poderia atender, mas que faria um estudo, sem prazo. Comentou que esteve na semana passado no Ministério Público para apresentar os relatórios, mas não conseguiu falar com o Promotor, face ele está em audiência que se prolongou até o final da tarde. 

Ele disse que nesta quarta-feira, fará a visita ao Ministério Público e apresentará os dados e cobrará intermediação para atendimento do acordo.

Quanto a nota do blog, ele esclareceu que a constituição veda mais de duas inscrições, mas que no caso de professores há uma saída, e citou o caso de Timon onde sindicato e governo do estado estabeleceu entendimento de se criar emenda unificando as inscrições para 40 horas, já que o estatuto do magistério prevê essa carga horária, com isto, não afetaria o dispositivo constitucional e pediu ajuda dos vereadores para fazerem o mesmo.

O morador Ivaldo da Vila Nova cobrou explicação da falta de água no bairro e questionou a cobrança de altos impostos. Disse que abriu um pequeno lanche e achou estranho a cobrança de imposto em proporções iguais de grandes comerciantes. 

O Secretário de Articulação Política Levi Marinho, esclareceu que a questão da água se deve ao aumento de moradores, e também as canalizações feitas de mangueira de plásticos que acabam dobrando com o excesso de calor e diminuindo a pressão de água. Disse ainda, que o governo irá providenciar a perfuração de mais um poço que irá melhorar a situação.

11 comentários:

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA DEIXAR PESSOAS INVADIREM LOTES PUBLICOS SEM O GOVERNO TOMAR NENHUMA PROVIDENCIA, OUTRO CASO DE INVASÃO DE TERRENO ESTA ACONTECENDO NA PISTA DE AVIÃO PESSOAS COLOCARAM A CERCA EM MEDIA 10 METROS DENTRO DA PISTA ONDE FUTURAMENTE PODERIA SE FAZER UMA RUA, ABEL SOU MORADOR DA VILA NOVA E GOSTARIA QUE SEU BLOG APURASSE ESSA DENUNCIA E PEDISSE EXPLICAÇÕES AO GOVERNO PORQUE AINDA NÃO TOMARAM PROVIDENCIA QUANTO A ISSO, E MAS SE NÃO TOMAREM VOU TAMBEM TOMAR PROVEITO DISSO E CERCA UM PEDAÇO DE TERRENO PRA MIM POIS ASSIM VOU ENTENDER QUE E TERRA DE NINGUEM!!!

Anônimo disse...

vereador levi, essas das mangueiras de plásticos é piada, deve ser mais uma inversão do joão arapiraca para vender seus canos... eita sitio novo veio aloprado

Anônimo disse...

Esse governo JP não tem moral para combater invasão de terrenos, muito menos na Vila Nova, pois na gestão passada era ele o maior incentivador e financiador das invasões que ali aconteciam. Para piorar, ainda invadiu e tomou o terreno do campo de futebol do time VILA NOVA, incorporando-o ao terreno da Cerâmica. Quem concordou e permitiu que tal absurdo fosse praticado contra o saudoso tome do Vila Nova, foi Zé Lió, hoje secretário de esportes. Bela contribuição para o esporte, hein ZÉ LIO´?

Anônimo disse...

PORQUE NESTA CÂMARA DE VEREADORES SE FALA DE TUDO, MENOS DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS QUE JP NUNCA APRESENTOU NAQUELA CASA. JÁ PASSOU O PRIMEIRO QUADRIMESTRE, O SEGUNDO TAMBÉM E NENHUMA COBRANÇA OU DENUNCIA DESTE DESMANDO. ENQUANTO ISSO, ONDE EXISTE VEREADORES COMPROMETIDOS COM A CAUSA PÚBLICA, ALGUNS PREFEITOS ESTÃO SENDO ATÉ AFASTADOS DO CARGO EM CONSEQUÊNCIA DESSE DESCUMPRIMENTO.

Anônimo disse...

ESSE LEVI AÍ, É O ZÉ DIRCEU DO PIQUIÁ, PARECE SANTO MAS SÓ FAZ TRAPALHADA

Anônimo disse...

Gostei do ZÉ DIRCEU. Vamos torcer para não aparecerem os mensalões em Sitio Novo.

Anônimo disse...

É,... MENSALINHO MESMO É O SALÁRIO DOS PROFESSORES DE SITIO NOVO. COITADOS DE NÓS.

Anônimo disse...

na verdade o que o secretario Levi quis dizer é que no governo passado os caras faziam canalização com mangueira e que agora vai mostrar como é que se faz canalização, entendeu?? aguarde que nosso prefeito no ano q vem vai calar a boca desses 44 apaixonados

Anônimo disse...

Parabéns levi maranho eu queria que ti verse uns 10 livi esse tem peito, sou seu fás levi vc e um representante do povo do sitio novo agora esse seu prefeito e fraco e nao vai lir da oportunidade ne nenhama

Anônimo disse...

É BEM POSSÍVEL QUE NO ANO QUE VEM, JÁ MORREU ALGUÉM DE SÊDE NA VILA NOVA.

Anônimo disse...

cuidado se morre aguem de sede o prefeito comprou muitos caixões cuidado ele que e q o povo morraaa cuidado povo com esse prefeito sabidinho foi so mas 121 mil

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.