sábado, 21 de maio de 2016

Juiz Eleitoral de Amarante reúne líderes de partidos políticos e pré-candidatos das eleições de 2016

Juiz Eleitoral Dr. Ítalo Lopes Gondim
O Juiz Eleitoral da Comarca de Amarante-MA, Dr. Ítalo Lopes realizou no inicio da tarde da quinta-feira (19), reunião com representantes de partidos políticos e pré-candidatos, no auditório legislativo de Amarante-MA. Os representantes políticos de Sítio Novo e Amarante marcaram presença. O principal motivo da reunião, foi tratar das das campanhas eleitorais dos pré-candidatos que peteiam vagas em cargos públicos nas próximas eleições municipais, em outubro deste ano.

Ele disse que o primeiro momento era apenas para conhecer e dá algumas instruções das normas eleitorais sobre a propaganda eleitorais indevidas. Disse que já identificou algumas irregularidades, apensar de não ter recebido denúncia, de que certo candidato teria realizado reunião abertas ao público, afim de conquistar apoiadores. Disse que todos poderão ser notificados e que atos futuros seriam enquadrados em punição. "A propaganda só poderá acontecer no período em que for liberado" afirmou

Muitas desculpas são usadas para driblar a lei. Alguns alegam que estão pedindo apoio e não votos e que estão praticando a autopromoção, o que não seria crime. Mas Dr. Ítalo Lopes foi enfático ao dizer que o pedido de apoio pode ser muitas vezes um pedido de voto implícito, que nesse momento não deve haver propaganda nenhuma.

Dr. Ítalo afirmou que o objetivo não é perseguir nem beneficiar alguém, mas trabalhar de forma isenta e que todas as denúncias serão investigadas. Para ele, não seria necessário notificar ninguém, e sim sugerir o cumprimento da lei.

Após suas explanações foram surgidas perguntas, dentre as quais o uso indevido de inaugurações de obras. Ele disse que se for configurado abuso de poder econômico e político será apurado. 

Outra pergunta foi sobre o pedido de local para realização de convenções, no qual ele disse que fará uma circular para que seja feito os pedidos em tempo. Disse que quem fizer o pedido primeiro terá prioridade, porém irá conversar com os pretensos candidatos a fazerem acordos e evitar guerras partidárias.

Ao finalizar, Dr. Ítalo afirmou que o primeiro momento era apenas para conhecer as lideranças e não fez juízo de atos irregulares praticado por candidatos, mas pediu que todos trabalhem dentro da lei, para evitar problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.