terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ONG de transparência em Sítio Novo poderá ser criada após apontamento de irregularidades no portal da transparência do município


Um grupo de jovens de Sítio Novo estão se organizando com  outros jovens dos municípios de Montes Altos, Amarante do Maranhão, Grajaú e Lajeado Novo para criar a ONG da transparência.

O objetivo, segundo os jovens, a ONG visa acompanhar de perto a aplicação dos recursos públicos nas duas instituições governamentais (Prefeitura e Câmara de Vereadores), apresentando a sociedade em página na internet a forma como os gestores administram as finanças. 

Eles afirma que cada município terá sua página individual, mas haverá as interlocuções entre eles para aprimorar o trabalho.

O principal motivo que levaram os jovens a ter a iniciativa de criar a ONG da Transparência, foi a divulgação do Tribunal de Contas (TCE) que apontou, na sexta-feira (09), a Prefeitura de Sítio Novo como irregular no portal da transparência. (Veja quais prefeituras estão irregulares clicando aqui).

De acordo com os jovens, eles vão reunir um grupo de cinco pessoas para atuar na organização e contará com o apoio de comerciantes locais e cidadão de bem que irão ajudá-los financeiramente para organização da ONG.


O primeiro passo, segundo eles, é convocar uma assembleia com as pessoas simpatizantes e com um pré-estatuto já definido para ser aprovado nessa assembleia e criar uma diretoria com presidente, secretários, tesoureiro e conselho administrativos.

Os custos financeiros, ficarão por conta de doações de comerciantes e cidadão de bem que apoiam a ideia, para a contratação de advogados e contadores. 

Eles afirmam que vão registrar a ata e o estatuto em Cartório de Registro de Pessoa Jurídica da sede da associação e posteriormente obter CNPJ na Receita Federal. Só assim, poderão agir diante dos órgãos públicos.

De acordo com os jovens, a ONG da Transparência de Sítio Novo poderá ser criada antes mesmo de abril de 2017. Agora é aguardar e conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.