domingo, 21 de abril de 2019

Lixão de Sítio Novo incomoda moradores das próximidades


Vários moradores das proximidades do Lixão de Sítio Novo vem reclamando da situação do lixo jogado a céu aberto. 

A coleta de lixo é feita regularmente pelo município, mas é jogado a céu aberto em uma área destinada para a finalidade, no entanto, os procedimentos de aterro sanitário ainda não foi concluído. 

O melhor local para colocar o lixo das cidades é o aterro sanitário. Nele o terreno é preparado para impedir que o chorume penetre na terra e contamine o lençol freático. Primeiro é feito o nivelamento da terra e depois ela é coberta com argila e PVC para impermeabilizar o solo. O chorume é coletado através de tubos e encaminhado para um poço de tratamento, e o lixo é coberto diariamente, o que impede o mau cheiro, a poluição visual e o acúmulo de insetos e animais transmissores de doenças.

Os maradores explicam que a chegada do inverno e os resíduos de animais mortos jogados no lixão tem aumentado o número de moscas e urubus nas proximidades. Eles afirmam que durante o almoço, o incomodo é grande com a presença dos insetos e o mau cheiro.

A mosca é um dos principais vetores de transmissão de doenças. Elas carregam vírus, bactérias entre outros e contaminam o homem.

A Prefeitura de Sítio Novo que vinha sempre realizando cobertura e melhorias de acesso ao lixão interrompeu os serviços, e os moradores as margens da MA-280 e do Assentamento Santa Maria, reclamam e pedem providências. 

Veja as imagens!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.