sábado, 20 de julho de 2013

Prefeitura de Sítio Novo promove palestra do cultivo da mandioca

Agrônomo Geovane
A Prefeitura de Sítio Novo, através do Prefeito Municipal João Piquiá (PTB) e o Secretário de Agricultura e Pesca, Humberto Nascimento, promoveu neste sábado (20) uma palestra com o produtor e engenheiro agrônomo Geovane, que incentiva o cultivo da mandioca no município.

Estavam presente na palestra o Prefeito João Piquiá (PTB), o Secretário de Agricultura e Pesca Humberto Nascimento, o Secretário de Articulações e Relações Institucionais Levi Marinho, o Presidente da Câmara de Vereadores Canário (PTB), vários agricultores e técnicos agrícolas do município.

Iniciando a palestra, o Secretário de Agricultura e Pesca, Humberto Nascimento disse ter visitado a cidade de Aparecida do Rio Negro-TO, para copiar o trabalho bem desenvolvido na região. Comentou que levou o Engenheiro Agrônomo Geovane, para conhecer o município nas regiões de Santa Maria e Patis, para verificar os fatores de solo e clima. Disse que pretende implantar no município o mesmo trabalho desenvolvido em Aparecida do Rio Negro.

Em seguida falou o Prefeito Municipal de Sítio Novo João Piquiá (PTB), que tratou de vários temas. Disse ter visitado a cidade de Aparecida do Rio Negro e viu a produção de fécula de mandioca e segundo ele, reunirá todos os esforços para implantar no município toda a cadeia produtiva. 

Informou que já providenciou a compra de três computadores para os técnicos do município inciar os trabalhos. Comentou que a falta de emprego é um dos grandes obstáculos que terá que enfrentar e que buscará outras formas geração de renda que não seja só a prefeitura.

Agradeceu a presença do Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel e parabenizou pelo resultado da eleição. Disse que entende os embates que ocorrem entre patrão e empregado, mas que buscará o melhor caminho para resolver os impasses.

Destacou a parceira entre a Prefeitura e o SENAI que promove cursos de pedreiros através do programa PRONATEC. Disse que são 40 pedreiros que recebem um bolsa de R$ 400,00 que serve como incentivo para o aprendizado profissional. Comentou que em agosto, as turmas serão finalizada e que 60 vagas de eletricistas serão abertas, todos recebendo uma bolsa do mesmo valor. 

Após os cursos de eletricistas, disse que será abertas também outras vagas para as costureiras e que pretende montar um fábrica de confecções.

Apontou que vem recebendo muitas críticas, mas que não era Deus para resolver os problemas em seis meses de mandato. Comentou a questão da saúde, informando que esteve com o Deputado Davi Alves Silva (PR) que garantiu uma emenda para ampliação do Hospital Ramiro Viana.

Após as falas das autoridades, o Produtor e Engenheiro Agrônomo Geovane, apresentou a cadeia produtiva da mandioca e suas rentabilidades. Mostrou vários vídeos com reportagens e gráficos com informes do melhor período de vendas da produção da mandioca.

Iniciou relatando que a origem da mandioca provavelmente veio do Acre, dispersando ao Sul da Amazônia e que até a vinda dos europeus já estaria até o México. Depois, segundo ele, os europeus transportou as especies Africa e outros continentes. Disse que atualmente, o maior produtor de Mandioca é a Nigéria, mas que a produtividade é muito baixa, devido a falta de tecnologias.

Disse que atualmente a fécula da mandioca pode ser adicionada ao trigo, reduzindo o custo do pão e melhorando a qualidade. Comentou que tem realizado parceria com a Embrapa e algumas tecnologias serão trazidas para Sítio Novo.

Questionou as pessoas presente para que serve a mandioca. Disse que ela tem inúmeras utilidades, e citou o polvilho, para a produção de pão de queijo, a farinha branca, a farinha de puba e ainda no uso da produção de papel. Disse que a Suzano, utiliza fécula de mandioca para clarear o papel e deixá-lo branquinho.

Dr. Geovane informou ainda,  que a PETROBRÁS utiliza amido de milho para perfurar poço, devido a composições químicas que evita super aquecimento e citou a fécula de mandioca mais eficiência para a atividade, porém, destacou que a baixa produção no Brasil não atende a demanda.

Outro ponto de destaque foi quando apresentou um instrumento de medição de amido, onde determinadas especies tem baixa produção e para melhorar as produções a necessidade de análise de solo e escolha da melhor variedade para a região. Disse que no período de chuva, a mandioca apresenta um maior teor de água e que para os compradores não é um período bom para realizar a compra, por está levando mais peso.

Mostrou ainda que o produtor deve ter uma diversidade de cultura e evitar a monocultura, devido as grandes oscilações de preços do mercado.

Dr. Geovane disse que gostou muito da visita que realizou no município e chegou a encontrar uma casa de farinha, mas parada devido a falta de planejamento. Disse que o transporte da mandioca só é compensável até 100 km, por isso, a necessidade de se implantar uma industria mais próxima da produção. Comentou que Sítio Novo tem grande viabilidades de negócios.

Assim que a internet melhorar, publicaremos os vídeos com o pronunciamento do Prefeito e do Engenheiro Agrônomo Dr. Geovane. Aguarde! 






17 comentários:

Anônimo disse...

Ei Abel, você está se encontrando com o prefeito nas escondidas?
Por que no vídeo acima, ele disse que está sempre a disposição pra negociar com o sindicato. E o que nós sabemos é que ele nunca cedeu pra negociação. Ele esqueceu que agora que está no sétimo mês de seu mandato de prefeito, e ele afirma que você já tem dois anos a frente do sindicato. kkkkkkkkkkkk. Mas, eu lembro de um discurso que ele afirmou para o Ribamar que a pasta do sindicato já era dele. Como se fosse cargo comissionado. Pense num homem informado.

Mandioca é o negocio! disse...

Gostei da matéria, principalmente a parte que vão usar mandioca para perfura poços de petróleo, valeu Piquiá!!!

Abel disse...

risos... cara anônimo, obrigado pelo seu comentário.

Já estive conversando com o prefeito, em reuniões oficiais e extraoficiais, mas nada de escondido. Quem me conhece bem, sabe que tenho minhas convicções partidárias, que são petistas,porém, tenho amadurecimento de não misturar as convicções políticas com as lutas sociais.

Estarei sempre ao lado do Servidor Público e buscando direito. O fato de conversar com o prefeito, não retira as minhas lutas por direito. Certo companheiro?!

Anônimo disse...

Professor Abel, não imaginava que vc fosse um PTralha. Estes petistas só tem roubado do Brasil

Abel disse...

caro anonimo, não generalize as pessoas. Tanto no PT como em qualquer outro partido, há gente boa e ruim, uns que assalta os cofres públicos e outros que brigam contra isso.

Tenho características com este último, pois sempre lutei por transparência da coisa pública e pelo bem do meu país.

Quero aqui apenas salientar, que o governo do PT a nível nacional tem trazido muitas conquistas aos brasileiros.

Cito aqui por exemplo, no governo Lula o Brasil saiu de país devedor para país credor. Tirou milhares de brasileiros da linha de pobreza, elevou os índices sociais e educacionais a patamares nunca vista na história.

O PT tem um projeto para o Brasil e eu me sinto parte dele. Eu tiro por mim, graças ao governo do PT, estou conseguindo melhorar minha vida, e tenho certeza que você também. Um grande abraço e peço sua reflexão.

Anônimo disse...

Prezado companheiro Abel, gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho à frente do SINSERPSINO, quero também esclarecer que no serviço público não existe essa relação patrão/empregado conforme a fala do nosso excelentíssimo prefeito. O que existe são funcionários públicos empossados no cargo através de concurso publico. Então se temos patrões esses são o povo e estamos aqui pra servir o povo que pagam impostos e por consequência nossos salários, quero também salientar que tanto prefeito quanto vereador também são empregados do povo colocados no cargo para administrar a cidade por um período de 4 anos. Fica a dica. Francisco Fernandes, Médico Veterinário.

Prefeito leva sindicato na boa!!! disse...

Abel vc sabe eu sei todo mundo sabe, que esse prefeito nunca, jamais vai negociar qualquer coisa com o sindicato,por que ele pensa que a prefeitura é uma extensão de suas empresas: Empresas essas que ele nunca declarou para a justiça eleitoral, assim ficando como o maior fornecedor da prefeitura que ele brinca de administra isso e fato amigo!

Anônimo disse...

É prefeitão ta pensando q o funcionalismo publico de sitio novo é besta igual o prefeito anterior q tu deitou e rolou na campanha passada e ele nao juntou nenhuma prova contra te. pois tu ta enganado. te cuida não pra vc ver no q vai dar joao piquinoquio

Anônimo disse...

o grande problema é que estes servidores só pensam em salário, mas trabalhar que é bom nada. vc chega numa repartição desta, precisando de resolver um problema, kd o servidor? tá lá rua batendo papo e fazendo fofoca e enquanto isso o povo leva fumo. Prefeitão cherifão tá certo, tem colocar esse povo pra trabalhar, tem servidor que até com uma unha arrancando uma filazinha, já traz atestado médico. Isso é que eu chamo de vergonha. eita povinho fofoqueiro, é o tempo todo na politicagem e nas picuinhas. vão trabalhar pra poder pedir alguma coisas seus abestados

Anônimo disse...

Babado forte, dizem q o Prefeito mandou cortar os pés de Eucalíptos de uma Escola do Bairro V. Nova, porque poderia trazer risco aos estudantes e demais pessoas, até aí td bem, más td bem mesmo se ele não tivesse usado esta madeira, para os fornos da CERÂMICA de sua PROPRIEDADE, sendo que td foi filmado; te cuida prefeito.

Anônimo disse...

Já ouviram falar em encher linguiça? É isso que Piquiá e Humberto estão fazendo para interter o povo. É secular o plantio de mandioca e a fabricação de farinha em nosso Municipio, aí vem essa dupla querendo ensinar nosso sertanejo a plantar mandioca e fabricar farinha.
Digo mais: A farinha que eles comeram para se criarem, foi toda fabricada aqui em Sitio Novo, com mandioca plantada aqui no Municipio.
É bom pararem de enganação, pois o povo não ´[e besta ou é? afinal votaram nele, mesmo conhecendo suas prezepadas.

Anônimo disse...

mas se não bastasse usar a madeira em sua cerâmica do eucalipto ainda estava usando os ferros retorcidos da quadra do la roque isso si oferece risco aos estudantes o não??

Anônimo disse...

Essa é de lascar!

DIÁRIO OFICIAL DO MARANHÃO
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS - TERÇA-FEIRA, 16/ABRIL/2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO - MA

EXTRATO DE CONTRATO. Extrato de Termo de Contrato n.º 012/2013, referente à licitação na modalidade Pregão Presencial nº 011/2013.
A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/MA CONTRATA a Firma: Serra Grande Construções Ltda - ME, para gerenciamento, manutenção e funcionamento da limpeza pública de vias e avenidas de Sítio Novo. VALOR R$ 787.147,00 (setecentos e oitenta e sete mil, cento e quarenta e sete reais). DATA DA ASSINATURA: 13 de março de 2013.
30 de junho de 2013 21:46

DIÁRIO OFICIAL DO MARANHÃO
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS,16/ABRIL/2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO - MA

EXTRATO DE CONTRATO. Extrato de Termo de Contrato n.º 013/2013, referente à licitação na modalidade Pregão Presencial nº 012/2013.
A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/MA CONTRATA a Firma: Rio Mulato Construções e Empreendimentos Ltda para o gerenciamento, manutenção e funcionamento da iluminação pública de vias e avenidas de Sítio Novo.
VALOR R$ 374.165,37 (trezentos e setenta e quatro mil, cento e sessenta e cinco reais e trinta e sete centavos).
DATA DA ASSINATURA: 13 de março de 2013.
30 de junho de 2013 21:50

DIÁRIO OFICIAL DO MARANHÃO
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS, 16/ABRIL/2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO - MA

EXTRATO DE CONTRATO. Extrato de Termo de Contrato n.º 015/2013 referente à licitação na modalidade Pregão Presencial nº 013/2013.
A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/MA CONTRATA a Firma: Rio Mulato Construções e Empreendimentos Ltda para a Locação de veículos, destinados às atividades das diversas Secretarias deste Município.
VALOR:R$ 2.419.500,00 (dois milhões, quatrocentos e dezenove mil, quinhentos reais).
DATA DA ASSINATURA: 14 de março de 2013
30 de junho de 2013 21:53

OBS; Quem cuida da limpeza pública é uma caçamba alugado do senhor Gilmar Diniz, e quem presta os serviços de limpeza são os funcionários concursados dos serviços gerais.

Outra OBS; esse valor de aluguel de carro daria pra alugar uma frota de mais de 50 veículos, interessante que quem ganhou a licitação foi uma empresa de construção aliás duas licitação a mesma empresa!

Quanto a iluminação quem faz esse serviço são os eletricistas concursados da prefeitura inclusive um deles caiu de cima de um palco na festa junina por não porta EPI e ficou muito mal e foi levado para imperatriz por que lá no sítio Novo não tinha Médico!
Agora Zé quem vai aguentar uma lapada dessa no bolso do povo?

Piquiá bota sindicato no Bolso disse...

Piquiá bota sindicato no bolso KKKKKKKKKKKK agora Abel quais as alternativa?

A: Se junta.
B: Pede pra sair.
C:Enfrentara o xerife.

Abel disse...

Boa tarde companheiros e companheiras, estou agora na Vice-Governadoria tratando de assuntos do sindicato e outros interesses do partido a qual sou filiado desde 2006, o nosso PT- Partido dos Trabalhadores.

Este ano teremos o PED (Processo de Eleições Diretas)que elegerá o Presidente Municipal, o Estadual e o Nacional.

Estou trabalhando para retirar o Registro Sindical, que nos dará mais legitimidade perante órgãos públicos, com possibilidades de fazer parcerias e trazer cursos legalizados para nossos servidores.

Não fui eleito no SINDICATO para fazer politicagem, fui eleito para representar as classes de servidores, e vou honrar cada voto que recebi. Não só eu, mas toda a CHAPA vencedora, pois confio no trabalho de cada um, que vão me ajudar a realizar um bom trabalho.

O que o servidor tiver de direito, vamos lutar, mas tudo dentro dos ditames da LEI.

No dia 1 de agosto o SINDICATO voltará as sua atividades normativas, e que portanto, reuniremos os servidores para tomadas de decisão. Não sou eu quem dita as regras do sindicato, é quem paga, é quem acredita, portanto, os servidores públicos.

Estamos negociando com o governo, e qualquer que seja a negociação de ajuste salarial, será pago retroativo a data base que é julho, isso nós não abrimos mão. Certo companheiro?!


Abel disse...

ratificando, a data base é junho

Anônimo disse...

e a folha de pagamento aparece ou não?????

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.