quinta-feira, 28 de junho de 2018

Deputado Professor Marco Aurélio destaca consolidação da Uemasul

Dep. Professor Marco Aurélio (PC do B)

“Muitos duvidavam que essa universidade daria certo, muitos torciam para que ela não desse certo, mas o sonho e a fé do nosso povo da Região Tocantina e as condições que o governador Flávio Dino garantiu para essa universidade foram maiores que as dúvidas que haviam. Em pouco mais de um ano de criada, a Uemasul já está consolidada, aprovada e credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação pelo prazo máximo, que é de cinco anos”. Com estas palavras, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), iniciou seu discurso na manhã desta quinta-feira (21). O parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar os avanços obtidos pela Universidade Estadual da Região Tocantina – Uemasul, desde sua criação.

Marco Aurélio detalhou os passos traçados pela Universidade desde que a lei de criação, de iniciativa do Governador Flávio Dino foi votada e aprovada pela Assembleia Legislativa, em setembro de 2017. Para o deputado, apesar do pouco tempo de criação, a Uemasul já figura como uma luz para os 22 municípios que a integram. “Imperatriz, por exemplo, contava apenas com o campus do Centro, que há anos precisava ser revitalizado, do ponto de vista da infraestrutura. O governador Flávio Dino não só reformou, como ampliou este campus, melhorando também sua biblioteca, que fiz questão de contribuir através de emenda parlamentar para a aquisição de livros e computadores, também construiu o restaurante popular e universitário, que atualmente serve mais de 1200 refeições todos os dias, sem contar com o Campus de Ciências Agrárias, ao lado do parque de exposições, um investimento de mais de R$11 milhões, deve ser entregue até o final deste ano”, destacou.

Em meio a pior crise enfrentada pelo Brasil, a Uemasul triplicou o número de bolsas de iniciação cientifica, algo na contramão das universidades federais de todo o país.

Em Estreito, foi feita uma parceria com a prefeitura Municipal e em breve será inaugurado o Campus da Uemasul no município. “Destaco o empenho do prefeito Cicin, que foi fundamental para a concretização deste sonho. A Uemasul em Estreito contará com quatro cursos, dentre eles o cursos de Ciências Agrárias, uma vocação da região e agora passa a ter condições de melhorar e qualificar este perfil de trabalhador, melhorando a produção”, garantiu.

Em Açailândia, o campus recebeu uma reforma, está dando condições para o curso de engenharia civil, que inclusive recebeu livros frutos de emenda parlamentar do deputado Marco Aurélio. Uma medida marcante adotada pelo governo do Estado, diz respeito ao concurso para a criação de trinta vagas para professores efetivos na Uemasul, com dez para Açailândia, dez para Imperatriz e dez para Estreito. “Açailândia que não tinha nenhum professor efetivo em mais de quinze anos de funcionamento, agora terá dez professores doutores efetivos, isso é marcante porque estabelece o professor, cria continuidade nos trabalhos acadêmicos e aprofunda na pesquisa”, comemorou o deputado, afirmando que o campus de Estreito já nascerá forte, com dez professores doutores efetivos.

Para o parlamentar, tais medidas demonstram o quão acertada foi a decisão do governador Flávio Dino, de dar autonomia financeira e administrativa para a Universidade. “Havia quem duvidasse, dizendo que assim que desmembrasse a Uemasul da Uema nós cairíamos de conceito, mas tem acontecido justamente o contrário, a Uemasul está se tornando uma referência para todo o campo acadêmico maranhense”, enfatizou.

Coroando o crescente avanço da Universidade, o governador Flávio Dino enviou para a Assembleia Legislativa, há duas semanas, projeto de lei que realiza um antigo sonho da Região Tocantina, que é a criação dos cursos de medicina, farmácia, ciências de saúde coletiva no Campus de Ciências da Saúde. O projeto já tramita na casa e o deputado Marco Aurélio entrou com um requerimento para que o mesmo seja votado em regime de urgência. A exemplo do projeto de lei que criou a Uemasul, o deputado Professor Marco Aurélio deverá ser o relator da matéria, que é de iniciativa do Poder Executivo Estadual.

“Tanta coisa boa aconteceu nesse um ano e meio, as condições que foram dadas para a nossa Universidade, que foi sonhada, que foi criada, que foi consolidada e muito mais haverá de trazer para nossa Região Tocantina. Mais do que um sonho, isto é uma realidade que muda a perspectiva do ensino superior para nossos jovens. Não poderia deixar de agradecer o empenho do nosso governador Flávio Dino e todos que ajudaram na construção da realização deste sonho. Parabenizar também toda a equipe da Uemasul, que sabe tudo o que a Universidade sofreu por décadas, mas sabe que agora as barreiras foram quebradas e o caminho está livre para o desenvolvimento do ensino superior na nossa Região”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.