sábado, 26 de julho de 2014

Ocupação da sede da prefeitura entra no segundo dia em Imperatriz

Manifestantes querem retomada de negociações por reajuste salarial.
Categoria está em greve há aproximadamente três meses.
Do G1 MA

Aproximadamente 150 professores da rede municipal de ensino continuam ocupando o Palácio Renato Cortez Moreira, sede da prefeitura de Imperatriz, na manhã desta quinta-feira (24). A cidade, localizada no sudoeste do Maranhão, é a segunda maior do estado maranhense.

Segundo os manifestantes, que paralisaram as atividades há quase três meses, a prefeitura continuará ocupada até que sejam retomadas as negociações por reajuste salarial e contra o corte de salários. A categoria chegou a ter o ponto cortado por 23 dias, mas a medida foi revertida por meio de liminar judicial favorável ao sindicato.

saiba mais

Os educadores querem reajuste salarial de 13% e readequação do valor do auxílio-alimentação. Já a Prefeitura de Imperatriz afirma que não tem condições de fazer o reajuste no momento, alegando possível infração a Lei de Responsabilidade Fiscal, e diz que o pagamento dos 23 dias de salários congelados foi feito na sexta-feira (18).

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação de Imperatriz, a greve é parcial e possui apenas 13% de adesão da categoria, o que não afetaria o ano letivo. O Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz, no entanto, afirma que o percentual de adesão chega a 51%.

Iniciada nessa quarta-feira (23), a ocupação no prédio da prefeitura foi informada ao Comando da Polícia Militar. De acordo com o comandante do 3 º Batalhão de Polícia, tenente-coronel Marcos Lima, o movimento é pacífico e não há nenhuma ordem para retirar os grevistas do prédio.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.