quarta-feira, 14 de maio de 2014

Eleições 2014: PT entre a vice e a suplência de senador

Petistas aprovam aliança como PMDB e indicação de vice em encontro de tática eleitoral.

Ganhou a pauta da imprensa maranhense o debate sobre qual posição caberá ao PT na chapa majoritária das eleições deste ano. O partido irá de vice-governador ou de suplente de senador?

No encontro estadual de tática eleitoral, realizado no fina do mês de abril, os delegados petistas aprovaram, por uma ampla maioria, a tese que advoga pela manutenção do cargo de vice-governador, posto que o PT ocupou no governo Roseana Sarney até a saída de Washington Oliveira para o Tribunal de Contas do Estado, onde atualmente é conselheiro.

Ocorre que há um entendimento do presidente nacional do partido, Rui Falcão, de que o PT maranhense deve abdicar da candidatura de vice-governador e optar por uma suplência de senador. Esta tese tem a simpatia da corrente Mensagem ao Partido, que é declaradamente contrária à aliança PT/PMDB no Maranhão.

Com a desistência da vice, alguns petistas entendem que o partido fica mais “à vontade” na aliança. Uma espécie de “deslocamento branco” do PMDB do Sarney.

No âmbito estadual, todos os dirigentes do PT que são favoráveis à manutenção da aliança com a vice afirmam que a decisão do encontro de tática será mantida, mas fazem questão de lembrar que esta posição pode ser modificada pela direção nacional do partido, já que é ela que dará a palavra final sobre as alianças nos estados, segundo resolução aprovada pela executiva nacional.

Além desse assunto já estar superado, ao menos teoricamente, a proposta de ocupar a suplência de senador enfrenta outra dificuldade: o PT não se preparou para esta disputa, assim como não se preparou para a candidatura própria.

Alguns petistas ouvidos pelo Blog do Robert Lobato, entre eles o ex-coordenador das campanhas de Lula e Dilma, Evandro Sousa; e o membro da executiva estadual Nonato Chocolate, entendem que uma disputa pelo cargo de suplente a senador poderia abrir uma disputa desnecessária, inclusive com realização de prévia com vários pretendes ao cargo da própria corrente Construindo o Novo Brasil (CNB).

No próximo dia 24 de maio haverá o encontro de definição de candidaturas, inclusive de vice-governador, que é a posição oficial do PT aprovada no Encontro Estadual de Tática Eleitoral, nos dias 25 e 26 de abril de 2014.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.