quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Secretaria de Educação de Sítio Novo lança Plano Municipal de Educação -PME


Na manhã desta quarta-feira (11), logo após o Prefeito João Piquiá (PTB), empossar o novo Secretário de Educação, Professor Ribamar, a Secretaria Municipal de Educação, reuniu-se com a classe educacional do município, a sociedade civil organizada, entidades e comunidade em geral, no auditório da Escola Municipal Santa Teresinha, para o lançamento do Plano Municipal de Educação. 

Na ocasião, estavam presente o Secretário de Articulação Política, Levi Marinho, a Secretária de Ação Social, Ariádila Cavalho, as Vereadoras Gracineide e Zeimar Teixeira; o Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel e outros.

O novo Secretário de Educação, Professor Ribamar, apresentou um breve histórico da evolução da educação no Brasil e logo na sequência a Coordenadora da Comissão Municipal, Marilene falou como esse plano será elaborado, ressaltando que precisa da colaboração e envolvimentos de todos.


O Plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).


O PME não é um plano somente da Rede de Ensino Municipal, mas um plano de educação do município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para a educação infantil, ensino fundamental, médio, superior e profissional, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Ele deve ser elaborado em consonância com o Plano Nacional e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.


O Plano Municipal de Educação de Sítio Novo tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa. Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação irão analisar, propor e definir políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município de Sítio Novo.

Ao ser concluído, o PME deverá ser aprovado pelo poder legislativo até junho de 2015 e sancionado pelo prefeito, transformando-o em lei municipal. 

Na oportunidade, o secretário agradeceu o apoio que o prefeito João Piquiá tem dado não somente na elaboração deste Plano, mas em todas as atividades realizadas pela secretaria, em prol da melhoria da qualidade da educação no município.

Veja mais imagens do encontro!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.